A visão do futuro está constantemente em transformação, à medida que aprendemos e evoluímos. Assim como Platão explicou na alegoria da Caverna, onde descreve o processo de enxergarmos sombras e buscarmos a luz do conhecimento, deixamos de interpretar os fenômenos como aleatoriedades e passamos a encontrar explicações para o cotidiano.
Novas ferramentas e tecnologias têm transformado nossa percepção da realidade diária. Aqueles que antes sofriam com problemas como miopia ou astigmatismo agora desfrutam de maior conforto no dia a dia, graças à evolução dos óculos e lentes, que apresentam designs mais leves e modernos. Os óculos de sol também se tornaram um acessório indispensável para muitos, protegendo contra os impactos da luz solar.
Atualmente, os óculos de realidade virtual estão revolucionando nossa forma de ver o mundo, com o destaque para o Apple Vision Pro, que busca o pioneirismo nesse campo. A Apple almeja se tornar um novo patamar na história da humanidade, permitindo-nos visualizar emails, mensagens e até jantar enquanto assistimos nossa série favorita, tudo ao alcance dos olhos.
Essa nova tecnologia está se tornando um costume em nosso dia a dia, podendo ser utilizada tanto no trabalho quanto em projetos artísticos e de entretenimento. No entanto, ainda enfrentamos desafios, como o desconforto de carregar cerca de 350g na cabeça ao utilizar os óculos, mesmo com toda a estrutura que eles oferecem.
Além disso, a criação de conteúdo e ferramentas adaptadas a esse equipamento ainda é um desafio, já que celulares, televisões e computadores continuam sendo concorrentes dos óculos da Apple. Não podemos ignorar o custo elevado desses dispositivos, que nos EUA chega a 3.500 dólares e no Brasil poderia ultrapassar os 20 mil reais, tornando-os inacessíveis para uma grande parcela da população.
Por fim, um tabu intrigante é o julgamento social associado ao uso desses óculos. A aparência de estar na rua fazendo mímica, com um cabo preso na bateria e óculos de tamanho avantajado, certamente atrai olhares curiosos. Será que esses usuários são vistos como modernos, futuristas ou simplesmente como loucos? Essa é uma questão que ainda está por ser respondida.
Atila Castello Vaqueiro
Colunista de Inovação e Tecnologia da Paiquere FM98.9
Opiniões expressas por nossos colunistas não refletem necessariamente a posição da Rádio Paiquerê FM 98.9, reiteramos nosso compromisso com a imparcialidade e diversidade de pontos de vista.