Advogado paranaense cria manual inédito para orientar professores em processos judiciais
Denúncias de casos envolvendo violência nas escolas subiram 50% em 2023, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Os desafios para o professor são muitos e se tornam cada vez maiores na atualidade em um mundo tomado por divergências de todas as formas e a liberdade de expressão com sua essência colocada em cheque. Neste cenário, o professor ainda ter que enfrentar processos judiciais é inaceitável. Por isso, unindo a experiência de oito anos em sala de aula com a formação em Direito, o advogado especialista em Direito Educacional e professor Mestre em Ensino, Fabiano Ferreira, que é parananense, criou um verdadeiro manual para ajudar outros profissionais da educação a lidarem de forma mais clara com os desafios do ambiente escolar e evitar judicialização de casos.
O tema também virou pauta de palestras ministradas pelo profissional num cenário crescente de violência dessa natureza contra uma categoria que já vive a sobrecarga de trabalho e salários baixos. O livro é resultado de três anos de pesquisa e estudos aprofundados a respeito do tema e o autor explica que a ideia surgiu a partir de sua iniciação nos estudos da faculdade de Direito. “A ideia surgiu aos poucos, assim que ingressei no curso de direito e percebi a quantidade de erros que os professores acabam cometendo sem saber, às vezes, por desconhecer mesmo a legislação. E enquanto mais estudei, percebi estes erros e busquei fazer algo que funcionasse como um suporte para casos reais e que ocorrem com muita frequência nessas escolas”, explica Fabiano.
O livro contém orientações diversas como, por exemplo, como o profissional deve agir nos casos de aluno embriagado, portadores de substâncias psicoativas ilícitas, arma branca e até nos casos de recolhimento de celular em sala de aula, se o aparelho se quebrar, por exemplo. O manual é um meio bem elaborado com casos do dia-a-dia que ensina também ao professor se respaldar, por exemplo, nos casos de bullying, ou evitar até mesmo processos administrativos. É um material que visa ajudar também profissionais que estejam iniciando na área e são ainda mais necessitados de informação nessa parte.

Fabiano Ferreira, que é parananense, criou um verdadeiro manual para ajudar outros profissionais da educação | Foto: Assessoria de Imprensa
Com informações da Asssessoria de Imprensa.