Agência de Inovação Tecnológica da UEL integra 1° Jornada da Propriedade Intelectual a partir da próxima segunda-feira
Foto: UEL - O PEROBAL

Entre os meses de maio e junho, a 1° Jornada de Propriedade Intelectual vai discutir as possibilidades de aplicação da propriedade intelectual em uma integração entre universidade, indústria e governo. Serão três encontros virtuais que formam uma preparação para uma etapa prática presencial prevista para setembro. As inscrições são limitadas e já estão abertas.

O evento é uma realização da Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os organizadores, juntos, representam a Aliança Estratégica dos Ecossistemas de Inovação entre Londrina e Maringá.

O palestrante dos encontros será o engenheiro químico e pesquisador Douglas Alves Santos, gestor da unidade regional do INPI no Paraná. A abertura da Jornada será na próxima segunda (20), com uma discussão sobre “Conceitos de Propriedade Industrial e sua importância na interação Universidade-Indústria-Governo”.

Já no dia 17 de junho, o encontro será sobre “A questão da patente na Universidade: obstáculos e dificuldades na conversão de conhecimento em negócios”. Para encerrar esta fase remota, no dia 22 de junho, será discutida “Gestão da Inovação, proteção intelectual e transferência tecnológica: etapas da proteção intelectual à inovação tecnológica”. Todas as atividades começarão às 19h. Para participar da atividade prática, em setembro, é necessário ter acompanhado todos os encontros remotos.