Alma Londrina abre inscrições para oficina de podcast dedicada aos 89 anos de Londrina
Alma Londrina abre inscrições para oficina de podcast dedicada aos 89 anos de Londrina | © Foto: Divulgação/Alma Londrina Rádio Web & Mockup por Giovanna de Paula Leite/Paiquerê FM News 98.9

Até sexta-feira, dia 8, a Alma Londrina Rádio Web – projeto patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Prefeitura de Londrina, sob a coordenação do jornalista Daniel Thomas – está com inscrições abertas para a Oficina de Criação de Podcast – especial aniversário de 89 anos da cidade, rumo aos 100. A atividade gratuita, com carga horária de 6 horas, tem 10 vagas disponíveis para toda a comunidade aprender em quatro etapas as características, formatos, elementos, processos produtivos, temas e conteúdos dos podcasts, tendo como tema principal o aniversário de 89 anos de Londrina. A oficina será realizada neste sábado (9), das 9h às 17h, na Vila Cultural Alma Brasil (rua Argentina, 693, Vila Brasil). E as inscrições são feitas pelo site www.almalondrina.com.br.

ETAPAS – Com foco em eventos, artistas e temas culturais da cidade, a proposta da oficina de criação de podcasts da Alma Londrina Rádio Web é exaltar a rica história e o patrimônio cultural local, enquanto se planeja para um futuro com ainda mais oportunidades neste setor. A ideia é que cada participante saia da oficina com habilidades para continuar desenvolvendo podcasts, contribuindo para a disseminação das artes plásticas, literatura, dança, música, teatro, cinema, circo e outras linguagens culturais na cidade.

A atividade será realizada em quatro etapas e duas partes: a primeira, das 9 às 12 horas, e a segunda, das 14 às 17 horas.

Durante a primeira etapa da oficina, os participantes serão introduzidos às características, formatos, elementos, temas e conteúdos dos podcasts, mantendo o tema principal do aniversário de Londrina.

O enfoque, na segunda fase, é criar roteiros e esboços, escrevendo o programa piloto. Também serão apresentados aspectos das atividades jornalísticas para levantar informações sobre a história cultural da cidade e, consequentemente, incrementar o conteúdo dos podcasts.

Posteriormente, na terceira etapa, os participantes terão a oportunidade de experimentar o estúdio da AlmA Londrina Rádio Web para gravar programas. E, finalmente, na quarta e última etapa, os participantes aprenderão a difundir seus podcasts, publicando-os no site e divulgando-os nas mídias sociais.

Dentro da etapa final, a pós-produção, os oficineiros trabalharão no planejamento da divulgação do conteúdo produzido, destacando a importância cultural de Londrina e sua relevância para a população. Ao final da oficina, cada participante terá gravado um podcast ou um trecho de um podcast que poderá ser incluído na programação da AlmA Londrina Rádio Web. Além disso, a equipe da AlmA produzirá uma reportagem radiofônica com os participantes para o Podcast da AlmA e gravará depoimentos em vídeo para a Web TV. Estes conteúdos serão veiculados em dezembro, mês do aniversário de Londrina, no site www.almalondrina.com.br.

Com informações do N.Com.