A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu na noite de segunda-feira (25) uma sessão solene para celebrar os 100 anos de fundação do Club Athletico Paranaense. A solenidade contou com a participação de parlamentares, dirigentes e ex-atletas, além de torcedores.

Fundado em 1924, o Athletico comemora seu centenário nesta terça-feira (26). A homenagem foi proposta pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSD), pelo primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos deputados Thiago Bührer (União), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Ney Leprevost (União), Matheus Vermelho (PP), Tito Barichello (União) e o líder do governo, Hussein Bakri (PSD). Durante a solenidade, representantes do Furacão, dos funcionários e da torcida foram homenageados.

O presidente do Conselho Deliberativo do Athletico Paranaense, Aguinaldo Coelho Farias, o funcionário Edmilson Aparecido Pinto, conhecido como Bolinha, e o representante dos torcedores, Fernando Felix de Azevedo, foram escolhidos para representar as diferentes esferas de colaboradores do cube para receber diplomas de menção honrosa confeccionados pela Assembleia Legislativa. A honraria foi entregue pelos parlamentares.

O Athletico foi fundado em 26 de março de 1924, a partir da fusão do International Foot-Ball Club e do América Futebol Clube. Entre os principais títulos do clube estão duas Copas Sul-Americana (2018 e 2021), um Campeonato Brasileiro (2001), uma Copa do Brasil (2019), um Campeonato Brasileiro Série B (1995), uma Copa Suruga Bank (2019) e 27 Campeonatos Paranaenses. O time também foi finalista da Copa Libertadores nas edições de 2005 e 2022. Com informações da Alep.