Assembleia Legislativa do Paraná homenageia a Orquestra Sinfônica da UEL pelo aniversário de 40 anos nesta quinta-feira
Reprodução: O Perobal - UEL

A Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel) será reconhecida pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelos seus 40 anos de atividades, sendo a primeira orquestra do gênero criada no Paraná.

A Osuel recebe simbolicamente Menção Honrosa aprovada pelo plenário da casa no último dia 4 de março, por iniciativa dos deputados estaduais Goura e Tercílio Turini. A cerimônia será nesta quinta-feira (28), a partir das 10 horas (de Brasília), no Gabinete da Reitoria, com a presença dos deputados autores da homenagem, representantes da Administração da UEL, da Casa de Cultura e músicos que integram a Orquestra.

A Osuel completou 40 anos no último dia 14 de março. Na justificativa, os parlamentares afirmam que a Osuel foi criada em março de 1984, pelo então reitor Marco Antonio Fiori, tendo o maestro Othônio Benvenuto como coordenador. Nestes 40 anos, além de difundir a cultura erudita, a Orquestra gravou dois álbuns, teve participação em importantes eventos culturais e artísticos e desenvolveu ainda o projeto educacional “Concertos Didáticos”, que contribui para a formação cultural de estudantes da rede de ensino, estimulando novos públicos.

Em 2003, a Osuel recebeu a “Comenda Ouro Verde”, concedida pela Câmara Municipal de Londrina. Em 2024, a Orquestra fará uma temporada de 24 concertos divididos em quatro séries, nomeadas com diferentes espécies de café – Arábica, Bourbon, Catuaí e Conilon. Também fará parte da temporada a série Música de Câmara, além de três séries educacionais, voltadas para a formação de público.

Os parlamentares concluem que a homenagem se justifica frente a importância da Orquestra Sinfônica para a cultura local e seu pioneirismo no Paraná. Os próximos concertos da Osuel na Temporada Ouro Verde serão nos dias 18 e 19 de abril, com a Série Bourbon. Na ocasião, a orquestra vai interpretar Concerto Grosso Op. 6, Nº1, de G. F. Handel, e As Quatro Estações, de A. Vivaldi. Direção e violino são de Rodrigo de Oliveira.

Confira a programação da Temporada Ouro Verde no catálogo.

Com informações da UEL.