Bombeiros do Paraná treinam equipes de saúde com apoio de cães em resgates

Capacitação integra médicos e enfermeiros do Siate e Samu e destaca papel estratégico dos cães nas buscas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: CBMPR / AEN

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná realizou, nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), um treinamento de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) voltado a profissionais do Siate e do Samu de Curitiba. A capacitação foi conduzida pelo Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) e teve como objetivo fortalecer a atuação integrada entre equipes de resgate e saúde, incluindo módulos práticos com cães especializados em localização de vítimas.

Treinados para atuar em cenários como desmoronamentos, soterramentos e buscas em áreas de mata, os cães utilizam o olfato para localizar pessoas, sendo capazes de indicar vítimas vivas ou identificar áreas sem sinais, otimizando o direcionamento das equipes. Segundo o comando do GOST, o uso dos animais permite reduzir o tempo de resposta em operações críticas, concentrando esforços em pontos com maior probabilidade de sucesso.

O preparo dos cães pode levar até dois anos e envolve exposição a diferentes condições adversas, além de certificações específicas. Atualmente, o CBMPR conta com cerca de 30 cães distribuídos em diversas regiões do Estado, que já atuaram em grandes operações nacionais, como em Brumadinho, Petrópolis e nas enchentes do Rio Grande do Sul, reforçando a importância desses animais nas ações de salvamento.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9