Brasil quebra recorde de medalhas no Parapan no Chile
Os atletas brasileiros conquistaram até este sábado (25) 317 medalhas, superando a melhor marca anterior atingida há quatro anos, em Lima, no Peru | Foto: Saulo Cruz/CPB

A campanha brasileira já é a melhor do país na história Jogos Parapan-Americanos que terminam neste domingo (26) em Santiago, no Chile. Entre a manhã e a tarde deste sábado (25), o Brasil chegou a 317 medalhas, superando a melhor marca anterior (308), atingida há quatro anos, em Lima, no Peru.

A medalha de número 309, a do recorde, veio no parabadminton. Na classe SU5 (atletas com deficiência de membros superiores), Yuki Roberto Rodrigues foi ouro na disputa masculina ao vencer o cubano Manuel Pargas por 2 sets a 0. A modalidade, aliás, rendeu 11 medalhas ao Brasil neste sábado, sendo seis de ouro. Entre as conquistas do dia, uma garantiu vaga paralímpica.

Na bocha, o Brasil foi ouro na disputa por equipes que junta as classes BC1 e BC2 (atletas com grau severo de comprometimento físico-motor e que utilizam mãos ou pés para jogar). O trio formado por Maciel Santos, Andreza Vitória e Iuri Saraiva bateu o Canadá por 8 a 2. O resultado classificou o time à Paralimpíada de Paris, na França, em 2024.

Com informações da Agência Brasil.