
Promovida pela Câmara Municipal de Londrina no Centro Comunitário do Jardim Ouro Branco, moradoras e moradores da zona sul da cidade participaram, na tarde de quarta-feira (27), de um encontro que teve como objetivo levar informações à população local sobre as políticas públicas oferecidas às mulheres em Londrina, nas áreas da saúde, assistência social, capacitação profissional, prevenção e combate à violência, entre outras.
Foi a segunda reunião com essa finalidade promovida pela Câmara neste ano. Em agosto, as palestras lotaram o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da Região Norte. Os encontros foram idealizados em parceria com a Prefeitura e conselhos municipais.
Participaram do evento as vereadoras Prof.ª Sonia Gimenez (PSB); Prof.ª Flávia Cabral (PTB); Mara Boca Aberta (Pros) e Lenir de Assis (PT), assim como a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Liange Doy Fernandes; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sueli Galhardi; a gestora municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo; e a diretora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Sara Elaine de Oliveira Alexius.
As vereadoras apresentaram à comunidade leis municipais aprovadas nesta Legislatura (2021-2024) e que garantem direitos às mulheres. Entre elas, está a lei nº 13.455/2022, que garante às mulheres e aos idosos o direito de embarcar e desembarcar do transporte público fora dos pontos de ônibus, no local em que for solicitado pelas usuárias ao motorista, entre 21h e 5 horas.
Com informações da Câmara Municipal de Londrina.