No dia 10 de dezembro de 2024, às 9h30, em solenidade na Praça do Centro Cívico, a Câmara Municipal de Londrina celebrará o recebimento simbólico de sua sede reformada, em um evento que marca os 90 anos da cidade. Com a presença de autoridades do Legislativo, Executivo e da empresa responsável pela obra, a entrega permitirá que o prédio seja acessado para organização interna e instalação de novos sistemas, como mobiliário, áudio e vídeo, data center, redes de internet e telefonia. A expectativa é que a posse dos vereadores da 19ª Legislatura (2025-2028) e do novo prefeito, em 1º de janeiro, já ocorra no local.
O presidente da Câmara, vereador Emanoel (Republicanos), destacou que a reforma está na fase final e que aditivos contratuais foram necessários para atender ajustes técnicos e exigências de segurança, como adequações estruturais. “A transparência foi prioridade nessa obra, com todos os documentos disponíveis no Portal da Transparência. Trabalhamos para evitar retrabalhos e novos custos para o município”, afirmou.
Atualização histórica com preservação do patrimônio
Inaugurado em 25 de junho de 1977, o prédio da Câmara passou por uma reforma parcial em 1998 para atender normas de acessibilidade. Na reforma atual, o edifício foi modernizado para cumprir todas as normas técnicas, incluindo sistemas de ar-condicionado, melhorias estruturais, sinalização, adaptações hidrossanitárias e elétricas, além de equipamentos de prevenção contra incêndios. Apesar das atualizações, as características arquitetônicas do prédio foram preservadas.
Os projetos foram desenvolvidos pela MEP Arquitetura e Planejamento, enquanto a execução ficou a cargo da Regional Planejamento e Construções Civis, que soma 35 anos de atuação em Londrina e já realizou obras como as reformas do Cine Teatro Ouro Verde e da Prefeitura. A ordem de serviço foi assinada em 15 de setembro de 2023, e o custo total atualizado é de R$ 15.744.165,42, financiado por um fundo especial criado pela Câmara em 2009. Com informações Assessoria de Imprensa CML