Caravana do ECOH Circulação leva arte e cultura a pequenas cidades do Paraná
Na última sexta-feira (18) e domingo (20), Prado Ferreira, uma das menores cidades do estado, recebeu o projeto com grande entusiasmo, envolvendo a comunidade em contação de histórias e "brincadeiras de antigamente" nas creches, escolas e na praça central

A caravana do ECOH Circulação está em plena atividade, promovendo arte e cultura em pequenas cidades do Paraná e resgatando tradições culturais locais. O projeto itinerante, que percorrerá oito municípios até o próximo ano, tem como objetivo fortalecer os laços comunitários e oferecer encontros culturais para a população. Nesta semana, o destino da caravana é São Sebastião da Amoreira. Na última sexta-feira (18) e domingo (20), Prado Ferreira, uma das menores cidades do estado, recebeu o projeto com grande entusiasmo, envolvendo a comunidade em contação de histórias e “brincadeiras de antigamente” nas creches, escolas e na praça central.
De acordo com Pi Aranha, produtor do ECOH Circulação, a ação impactou diretamente cerca de 20% da população de Prado Ferreira. “Na tarde de domingo, na praça, registramos a participação de centenas de pessoas, entre adultos e crianças”, destaca Aranha. O projeto, que nasceu em 2019 a partir do Encontro de Contadores de Histórias de Londrina, foca em cidades com menos de 20 mil habitantes, levando histórias do mundo todo e criações autorais que abordam temas como diversidade, solidariedade e respeito mútuo. Claudia Silva, idealizadora do projeto, reforça que a iniciativa não só leva arte, mas também devolve às pessoas o espaço público como um lugar de encontro e afeto.
Programação em São Sebastião da Amoreira
Os artistas vão criar novas experiências para crianças, adolescentes e adultos. A programação segue fiel à proposta que deu tão certo: oficina para professores antes do evento comunitário (22); apresentação de histórias em escolas na sexta-feira (25); e, no sábado (26), a partir das 15h, uma grande festa comunitária na praça central da cidade.
Entre as atividades, estão incluídas narrações artísticas, brincadeiras de rua, bolhas de sabão gigantes, espaço para desenho e tendas para mediação de leituras; acolhimento dos pequeninos (menores de 3 anos); mini histórias; e educação ambiental.

Foto: Valéria Felix