Carina Corte é homenageada no Festival de Dança de Londrina
Carina Corte é homenageada no Festival de Dança de Londrina | © Emerson Dias/N.Com

A noite desta quinta-feira de feriado, dia 12 de outubro, será de emoção, celebração e exemplo de vida no Festival de Dança de Londrina. No palco do Ouro Verde, artistas de Londrina e de outras regiões do país se unem para um tributo ao legado da bailarina Carina Corte, que integrou o elenco do Ballet de Londrina, foi professora de dança e desenvolveu na cidade o projeto artístico-social Faces de Londrina, uma referência no campo das políticas culturais.

O programa é composto pela exibição do documentário “A Bênção do Grande Urubu”, que reconstrói a trajetória da profissional por meio de imagens, lembranças, depoimentos e sentimentos, pelo pré-lançamento de um livro com estas informações, e pelo espetáculo “Abençoados pelo Grande Urubu”, com coreografias em sua homenagem. A ave que dá título aos trabalhos é um animal de inspiração artística e de movimento de Carina Corte desde seus primeiros passos na dança.

Carina chegou a Londrina em 2001 como estagiária na Cia. Ballet de Londrina, após formar-se em Dança na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em quase duas décadas, tornou-se uma artista imponente no pensamento e na ação. Ao longo de 13 anos, o Faces de Londrina, viabilizado por recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), levou a dança para milhares de crianças e adolescentes de bairros periféricos da cidade. A bailarina faleceu em 2021, vítima de um câncer, deixando parte importante de seu acervo ao bailarino Aguinaldo de Souza, ao artista visual Maurício de Oliveira e à atriz Michelle Florêncio.

O Festival de Dança de Londrina 2023 é uma realização da Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná (APD) e tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) da Secretaria Municipal de Cultura. Também conta com apoio institucional da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o apoio cultural da Rádio UEL FM.

Com informações do N.Com.