Cartão de crédito aumenta endividamento das famílias no Paraná
O Paraná ocupa o segundo lugar no ranking nacional de endividados, ficando atrás apenas de Minas Gerais, onde 89,4% das famílias possuem dívidas

O número de famílias endividadas no Paraná aumentou em fevereiro de 2025, atingindo 88,8%, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O principal motivo é o cartão de crédito, responsável por 92,6% das dívidas no estado. O Paraná agora ocupa o segundo lugar no ranking nacional de endividados, ficando atrás apenas de Minas Gerais, onde 89,4% das famílias possuem dívidas. A média nacional de endividamento foi de 76,4%.

Arte: Fecomércio-PR
A pesquisa aponta ainda que, apesar do crescimento das dívidas, a inadimplência segue controlada: 12,1% dos endividados tinham contas atrasadas em fevereiro, número semelhante ao mês anterior. O financiamento de veículos (5,4%) e o financiamento imobiliário (4,8%) aparecem bem atrás do cartão de crédito como fontes de endividamento. Com informações Fecomércio-PR.