Chuva já supera média histórica de outubro em 16 cidades do Paraná
Simepar aponta risco de tempestades até quarta-feira (14), com rajadas de vento, granizo e chuva intensa em várias regiões do estado

A chuva acumulada nos primeiros 12 dias de outubro já ultrapassou a média histórica do mês em 16 estações meteorológicas do Simepar com mais de cinco anos de operação. Entre as cidades estão Cascavel, Foz do Iguaçu, Curitiba, Paranavaí, Ponta Grossa e Telêmaco Borba. Somente no feriado de Nossa Senhora Aparecida, no domingo (12), os volumes passaram de 100 milímetros em Cascavel, Cruzeiro do Iguaçu e Foz do Iguaçu.
O Simepar prevê que as instabilidades continuem nesta terça-feira (13) e na quarta-feira (14), com maior risco de temporais na metade norte do Paraná. Há possibilidade de chuva intensa, descargas elétricas, granizo e rajadas fortes de vento. Na segunda-feira, algumas cidades registraram ventos acima de 60 km/h, com destaque para Campo Mourão, onde a rajada chegou a 84,6 km/h.
A partir de quinta-feira (15), a tendência é de redução gradual da chuva com a passagem de um sistema frontal pelo oceano e a entrada de uma massa de ar mais fria e seca. Ainda poderão ocorrer pancadas isoladas e temporais localizados, mas com menor intensidade. As temperaturas também devem cair entre quinta e sexta-feira (16), principalmente nas mínimas e máximas.