Cientistas japoneses criam plástico biodegradável que se dissolve na água do mar

Novo material se decompõe sem gerar resíduos, oferecendo alternativa sustentável ao plástico convencional

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Divulgação/RIKEN/Bons Fluidos

Pesquisadores do RIKEN Center for Emergent Matter Science (CEMS), no Japão, desenvolveram um plástico biodegradável capaz de se desfazer rapidamente na água salgada sem deixar resíduos. Chamado de alquil SP 2, o material é altamente durável, reciclável e se desintegra em questão de horas ao entrar em contato com o oceano, evitando a contaminação por microplásticos.

Uma solução revolucionária para os oceanos

Diferente dos plásticos tradicionais, que podem levar séculos para se decompor no mar, o alquil SP 2 se desfaz quando suas pontes de sal entram em contato com a água salgada, tornando-se alimento para bactérias. Além disso, quando aquecido a 120°C, pode ser remodelado e reutilizado, reduzindo ainda mais seu impacto ambiental.

Aplicação também na terra

Além de sua ação no mar, o novo material também pode ser reciclado e apresenta benefícios quando descartado no solo. De acordo com um estudo publicado na revista Science, ele desaparece completamente em dez dias e ainda atua como fertilizante, liberando fósforo e nitrogênio essenciais para o solo.

“Com esse novo material, criamos uma nova família de plásticos que são fortes, estáveis, recicláveis e não geram microplásticos”, explicou o professor Takuzo Aida, da Universidade de Tóquio, um dos autores da pesquisa.

O impacto global do plástico

Atualmente, mais de 500 milhões de toneladas de plástico são produzidas anualmente, segundo o Greenpeace, agravando a poluição dos oceanos e a contaminação por microplásticos. Estudos apoiados pela Plastic Soup Foundation reforçam a urgência de medidas globais para combater esse problema.

Com as negociações finais do Tratado Global de Plásticos da ONU marcadas para novembro na Coreia do Sul, a descoberta japonesa pode representar um avanço significativo na luta contra a poluição plástica e na proteção do meio ambiente.

Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm

PUBLICIDADE
Marketing Paiquerê FM

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.