Programação do Natal 2023 em Londrina será apresentada na segunda-feira
Neste ano, o Lago II vai contar com um ônibus panorâmico e uma carreta iluminada, além de um trenzinho com capacidade para 70 lugares. Foto: Emerson Dias/Arquivo N.Com

O Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) vai apresentar, nesta segunda-feira (30), às 9h, a programação cultural, artística e de turismo do Natal de Londrina em 2023. A apresentação será feita pelo presidente da Codel, Alex Canziani, que iniciará mostrando a empresa vencedora da licitação para a decoração do Lago Igapó II, no valor de R$ 3.269.500,00, a A. A. Distribuição e Importação de Artigos de Decoração, a mesma que realizou o serviço de decoração do Lago no ano passado.

Na sequência, Canziani vai pontuar as empresas que aderiram ao Chamamento Público, pela Lei Municipal Comemora Londrina, sancionada no ano passado, que possibilita empresas privadas e cidadãos comuns adotarem um espaço público com o objetivo de decoração. A Codel fez uma força-tarefa para apresentar essa proposta a diversas instituições e empresários e conquistar parceiros, nessa iniciativa da Lei Comemora Londrina, utilizada pela primeira vez na cidade. O valor alcançado através dessa parceria será investido nas decorações da rua Sergipe, rotatórias, avenida Saul Elkind e distritos.

A agenda de programação organizada pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) pretende atrair público e movimentar o comércio noturno da área central. Começa no dia 7 de dezembro, para coincidir com a abertura do atendimento do comércio até às 22h, com a carreata do Papai Noel. Entre outras atrações, destaca-se a orquestra da Polícia Militar no dia 12, um espetáculo teatral musical por três noites, 13, 14 e 15, além de um Festival Gastronômico de 19 a 21.

A casa do Papai Noel ficará instalada na Praça da Bandeira. Outra parceria para esse ano é com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que está articulando e estimulando seus associados a criarem um prato especial nesse período do Natal, e também a decorarem seus estabelecimentos comerciais. Dessa forma, o setor gastronômico deve atrair mais público. Para finalizar, Canziani vai destacar o calendário cultural que conta com cerca de 200 atividades culturais e artísticas da Secretaria Municipal de Cultura.

O transporte turístico de veículos motorizados foi ampliado, em comparação ao ano passado. Neste ano, o Lago II vai contar com um ônibus panorâmico e uma carreta iluminada, além de um trenzinho com capacidade para 70 lugares. Na praça da Bandeira, ficará alocado um trenzinho acompanhando a Casinha do Papai Noel e mais um trenzinho para atender a Zona Norte, na avenida Saul Elkind. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) fará explanações sobre as ações do setor, como organização do trânsito, podas de árvores, edital e novas regras para inscrição de ambulantes que estarão na rua ao lado do Lago II.

A segurança também será um dos temas nesse encontro através da Secretaria Municipal de Defesa Social, que vai abordar o número de efetivos, novas tecnologias implantadas para auxiliar o atendimento da Guarda Municipal e o projeto especial de segurança pública desenvolvido para esse período festivo. Com informações do N.Com.