Comissão da Câmara de Londrina fiscaliza merenda servida a crianças da rede municipal
Foto: Emerson Dias / N.Com

Após receberem denúncias de pais e funcionários, as vereadoras da Comissão de Defesa dos Direitos do Nascituro, da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara de Londrina realizaram, na quinta-feira (09), vistoria em três instituições municipais de ensino, para averiguar a condição da merenda destinada às crianças. Jessicão (PP) e Mara Boca Aberta (Podemos), respectivamente, presidente e vice-presidente do grupo, visitaram escolas municipais na região Leste e no Jardim Mazzei e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado na Vila Portuguesa. As parlamentares constataram falta de mantimentos, como arroz e feijão, e ouviram relatos de ausência de variedade no cardápio oferecido.

Segundo a vereadora Jessicão, visitas a escolas municipais têm sido realizadas individualmente por vários vereadores e nesta quinta-feira a Câmara de Londrina atuou por meio da comissão, em vistoria feita com a presença de servidores do Legislativo. Tanto ela quanto a vereadora Mara Boca Aberta acompanharam o momento de refeições das crianças, verificaram as despensas e conversaram com pais, nutricionistas, diretores e professores. “Desde terça está sendo levantada essa questão da falta de merenda das crianças. Quarta estivemos em algumas escolas; chegamos e pedimos para ver a comida que estava sendo servida. Em algumas havia macarrão, em outras, arroz, feijão, carne. Hoje (quinta) fizemos visitas pela manhã e pudemos constatar que de fato há muito macarrão no dia a dia das crianças”, afirmou Jessicão na sessão plenária desta quinta-feira (09).

A presidente da comissão disse que profissionais das instituições confirmaram a falta de variedade na merenda. “Hoje, em um dos CMEIs de onde recebemos denúncia, tinha arroz, feijão, carninha e legumes. Nós chegamos bem no horário da merenda e uma professora já disparou que ‘só há arroz e feijão porque vocês estão aqui, porque houve a reclamação”, pois fazia dez dias que estavam comendo macarrão. Pedimos para olhar a despensa das três escolas, nas três faltava arroz. Na única escola em que tinha arroz, não era um arroz para as crianças, era um arroz para ser servido aos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), para quem estuda à noite”, disse.

De acordo com Jessicão, a partir do registro feito nesta quinta pela comissão, haverá o agendamento de reunião com as diretorias da Secretaria Municipal de Educação responsáveis pelo acompanhamento nutricional da merenda e pelas compras dos alimentos. Também será feito um levantamento de dados sobre o contrato de aquisição dos alimentos. “Vamos fazer um levantamento de dois ou três meses para entender se está sendo prejudicada de algumas forma essa entrega do arroz para a escola, do feijão, que também é uma coisa que está faltando, e por que e como estão ressarcindo o Município nesse sentido”, adiantou.

Pedido de Informação – Na sessão desta quinta, o Plenário da Câmara aprovou Pedido de Informação do vereador Santão (PL) em que ele solicita à Prefeitura detalhes sobre a merenda escolar distribuída na rede municipal, incluindo o cardápio vigente, a empresa responsável pelo fornecimento dos alimentos, a previsão de aditivos financeiros no contrato e possíveis restrições ou racionamentos de alimentos. O prazo inicial para as respostas do Executivo à Câmara de Vereadores é fixado em 15 dias úteis, prorrogáveis por igual período desde que devidamente justificado. Com informações da Câmara Municipal de Londrina.