Comissão de Fiscalização da Sanepar recebe 221 denúncias em menos de dois meses
Comissão de Fiscalização da Sanepar recebe 221 denúncias em menos de dois meses | © Câmara Municipal de Londrina

Em cerca de dois meses (de 27 de março a 22 de maio), 221 mensagens foram encaminhadas ao canal de WhatsApp da Comissão Especial (CE) de Fiscalização da Sanepar, da Câmara Municipal de Londrina, pelo fone (43) 3374-1308. Diante do expressivo número de reclamações e das informações já reunidas, os vereadores da CE iniciarão em junho a consolidação dos dados. O grupo receberá e incluirá no relatório final denúncias que chegarem pelo canal até 31 de maio.

Das 221 denúncias recebidas pelo número de WhatsApp até o momento, 166 se referem a intervenções inacabadas e 55 a outros problemas na prestação do serviço e no atendimento oferecido pela Sanepar. Do total de mensagens, 78 são de casos na zona sul e em distritos; 49 na zona norte; 43 na zona leste; 36 na zona oeste e 15 no centro da cidade.

Após a sistematização de todo o material coletado, com análise e parecer de denúncia por denúncia, o grupo enviará as informações à Assessoria Jurídica e à Controladoria do Legislativo. O relatório final deve trazer respostas às seguintes perguntas:

Com os materiais e informações coletadas, é possível dizer que a Sanepar descumpriu prazos e obrigações previstas em contrato? Quais eram as obrigações da Prefeitura na fiscalização? Quais são as consequências previstas em contrato em caso de descumprimento? Como a Sanepar deve ou deveria ter respondido pelo descumprimento? Como o Executivo Municipal deve ou deveria ter atuado frente ao descumprimento? Isso foi feito? A Prefeitura tem limitações para a aplicação de penalidades?

Fiscalização

Novas denúncias de danos em calçadas deixados pela Sanepar meses após a conclusão de obras na rede foram averiguadas na manhã desta quarta (24) pelos vereadores da Comissão Especial de Fiscalização da Sanepar. Veja os endereços visitados:

– Rua Deputado José Afonso, 61 – Jardim Mazzei 1
– Rua Luiz Costa Manso, 88 – Jamile Dequech.

Com informações da Ascom.