Descarte irregular: Câmara aprova multa mínima de R$ 60 mil para infratores em Londrina

A proposta ainda cria um incentivo financeiro para moradores que denunciarem os responsáveis por crimes ambientais

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Arquivp / CML

A Câmara Municipal de Londrina aprovou um projeto de lei que endurece as penalidades para o descarte irregular de lixo e entulho na cidade. De autoria do vereador Santão, a proposta estabelece multa mínima de R$ 60 mil para quem for flagrado cometendo o crime ambiental. A medida busca reduzir um problema recorrente no município. Atualmente, Londrina possui mais de 150 pontos de descarte clandestino, concentrados principalmente em vias sem pavimentação, com pouca iluminação e baixa circulação de pessoas. Nesses locais são encontrados materiais como entulho de construção, vasos sanitários, telhas, plásticos, papelão e garrafas.

Além de provocar danos ao meio ambiente, o descarte irregular favorece o surgimento de animais peçonhentos, aumenta os riscos à saúde pública e dificulta os serviços de limpeza urbana. Outro projeto apresentado pela Câmara prevê a criação de uma recompensa financeira para moradores que denunciarem infratores, como forma de incentivar a participação da população no combate aos crimes ambientais. Apesar do aumento das punições, a fiscalização continua sendo um dos principais desafios. Sem o flagrante ou a identificação dos responsáveis, a aplicação das multas ainda é considerada difícil pelas autoridades.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9