O Projeto Sessão Londrina apresenta mais uma edição gratuita com a exibição do documentário “Termodielétrico”, que explora uma descoberta natural do pioneiro da física no Brasil, Joaquim da Costa Ribeiro. A sessão ocorrerá nesta quinta-feira (24), e contará com um debate on-line com a diretora do filme, Ana Costa Ribeiro, neta do físico.
No documentário, Ana investiga os mistérios do Termodielétrico, apareceu por seu avô em 1944. Através de uma investigação nos estudos do cientista, a diretora visita plantações e laboratórios, combinando ciência e arte para explicar as transformações ao longo do tempo e refletir sobre as fases da vida.
Descrita por críticas como uma fusão entre documentário tradicional e poesia, a obra destaca as características físicas que ocorrem quando, em processos de fusão ou solidificação de dielétricos (como minerais), surgem potenciais diferentes entre suas partes sólidas e líquidas. Com imagens que alternam entre narração científica e paisagens, o filme celebra a importância da ciência brasileira. A exibição, que acontece às 19h, será seguida por um debate com Ana Costa Ribeiro, onde o público poderá esclarecer dúvidas sobre a produção e o interesse investigado.
A entrada para o evento é gratuita, mas é preciso retirar o ingresso através do site ou presencialmente, na bilheteria.
Com informações da Assessoria de Imprensa.