Educação abre inscrições para professores e servidores interessados em ser diretores no Paraná
Com expectativa de receber 8 mil inscritos, o processo de composição de cadastro reserva será dividido em duas fases. Foto: Lucas Fermin/SEED

A Secretaria Estadual da Educação do Paraná (Seed-PR) abriu, na quarta-feira (03), as inscrições para o Banco de Talentos para captação de professores e servidores efetivos da rede de ensino do Estado, que tenham interesse em assumir a função de diretor escolar em caso de vacâncias. As inscrições vão até o dia 26 de julho (às 23h59). A iniciativa visa identificar, atrair e conectar talentos em educação e liderança de toda a rede pública de ensino. Para participar, o candidato precisa ser servidor efetivo, com curso superior completo e integrar o Quadro de Funcionários da Educação Básica (QFEB); ou o Quadro Próprio do Magistério (QPM); ou o Quadro Único de Pessoal (QUP) ou o Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE).

Com expectativa de receber 8 mil inscritos, o processo de composição de cadastro reserva será dividido em duas fases. A primeira consiste na composição do Banco de Talentos, mediante inscrição via formulário online e subsequente validação, pela Seed-PR, das informações preenchidas pelo candidato de acordo com as disposições do Edital. A segunda etapa fica sujeita ao surgimento de eventuais vacâncias na função de diretor, ocasiões nas quais o Núcleo Regional de Educação (NRE), onde for identificada a necessidade, publicará as informações no respectivo site e os candidatos poderão se inscrever.

Uma vez integrando o cadastro reserva, havendo vaga na função de diretor, o candidato será então convocado para entrevista por competência conduzida pela Seed-PR e pelo respectivo Núcleo Regional de Educação (NRE). Sendo selecionado para assumir a função, o novo diretor receberá todas as orientações e também o acompanhamento para que possa desenvolver as suas atividades na escola. Com informações da AEN.