Em Londrina, Biblioteca Infantil promove dois encontros de contação de histórias nesta quarta-feira
Foto: Prefeitura de Londrina

Nesta quarta-feira (03), o projeto de contação de histórias Quartas Criativas apresentará fábulas de Monteiro Lobato na Biblioteca Especializada Infantil, localizada na Praça 1° de Maio, 110, no centro da cidade. Será realizado um encontro na parte da manhã, às 9h30, e outro às 14h30. A ação é voltada para crianças de todas as idades, que devem estar acompanhadas por seus responsáveis. Não é necessário fazer inscrição para participar.

As histórias escolhidas para os encontros desta semana são “A rã e o boi”, “A formiga boa” e “O jabuti e a peúva”. As atividades serão mediadas pela professora e pedagoga Renata Suzue, que atua na Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Conforme Suzue, o objetivo da ação é fazer com que as crianças tenham contato com diferentes gêneros textuais e com a obra de Monteiro Lobato, que pode ser encontrada no acervo da Biblioteca Infantil. A fábula “A rã e o boi” narra a história de uma rã que quer ser grande como os outros animais, e se estufa para ter o tamanho de um boi. Já “A formiga boa” é uma releitura de uma antiga fábula, que trata de uma cigarra que cantou o verão todo e não se preparou para o inverno.

Nessa versão, a formiga acolhe a cigarra e aprecia sua música. Por sua vez, “O jabuti e a peúva” tem como protagonista uma árvore que briga com um jabuti e promete se vingar. A peúva cai em cima do animal e o impede de se mexer. Suzue destacou que, mesmo que as fábulas tenham finais com reflexões morais, ela não propõe apresentar para as crianças uma moral fechada. “Após a narrativa, conversamos e jogo para a plateia refletir e expressar quais lições os contos deixaram ou não”, contou.

Além da contação de histórias, o projeto Quartas Criativas propõe oficinas artísticas para as crianças. Nesta semana, a atividade será inspirada na rã, personagem de uma das fábulas. Os participantes farão rãs de papel craft que viram fantoches, e podem ser usadas para relembrar as fábulas abordadas ou criar histórias novas. Os materiais necessários, que devem ser levados pelos participantes, são canetinhas hidrográficas e lápis de cor. Com informações do N.Com.