Nesta quinta-feira (02), às 9h30 (de Brasília), a Biblioteca Municipal Ramal Vila Nova – Padre Adelino de Carli, na região central de Londrina, recebe o primeiro encontro da programação de maio do projeto “Toda Quinta tem História”. A unidade fica na rua Purus, 45, bairro Vila Nova. No mesmo dia, a partir das 14h30 (de Brasília), a Biblioteca Infantil (Praça 1º de Maio, 110, Centro) também terá a contação de história do conto popular russo intitulado “Papai Urso e os Ursinhos Travessos”, que será trabalhado em todos os cinco encontros do próximo mês.
A história da vez é a versão adaptada por Margaret Mayo, parte do livro infantil “Como Contar Crocodilos”, em que a autora reuniu oito contos populares oriundos de nações, lugares e épocas diferentes. A contação será feita pela professora e pedagoga Renata Suzue, profissional que atua há alguns anos nas bibliotecas municipais de Londrina junto ao público infantil. Para todas as atividades desse projeto a entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição prévia.
A agenda completa de maio foi divulgada pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas, que é responsável pela iniciativa do Toda Quinta tem História. Depois dos dois primeiros encontros, nesta quinta-feira (02), haverá outros três momentos de contação no mês de maio. No dia 16, às 9h30 (de Brasília), a Biblioteca Municipal Lupércio Luppi, na zona norte, será o local da ação. O endereço é avenida Saul Elkind, 790, Conjunto Maria Cecília. E mais duas atividades irão ocorrer no dia 23 de maio, fechando o cronograma do mês.
Neste dia, no período matutino, a Biblioteca Infantil volta a receber o evento a partir das 9h30. À tarde, 14h30, a professora Renata Suzue estará na Biblioteca Eugênia Monfranati, localizada na avenida Guilherme de Almeida, 2.260, Parque Ouro Branco, na zona sul. “Papai Urso e os Ursinhos Travessos” é uma história russa original de J. Harrison & H.Mirrlees (1926).
Narra a vida de um urso que morava na floresta com seus dois filhotes, ursinhos muito travessos e animados que eram cuidados em casa pela Vovó Raposa quando o pai saía para trabalhar bem cedo. Os filhotes acabavam dando bastante trabalho, pois queriam sempre estar brincando e se divertindo. Eles vivem várias aventuras ao longo da história, que reúne outros personagens como o Corvo Preto, o Lobo Cinzento e a Lebre Branquinha, entre outros.
Sobre o projeto – O Toda Quinta tem História tem programação mensal, levando ações de contação a diferentes bibliotecas municipais da rede. Os encontros são abertos e buscam atender a comunidade local, além de contar com visitas programadas de estudantes de unidades escolares tanto da rede municipal, como das redes estadual e privada. Com informações do N.Com.