Em Londrina, Bibliotecas seguem recebendo livros com empréstimos atrasados até segunda-feira
Existem mais de 3.270 livros com empréstimos atrasados entre as bibliotecas públicas municipais, de um universo de 94.271 obras existentes, representando 3,14% do total. Foto: Reprodução/Pixabay

A campanha “Compartilhe Conhecimento: Devolva o Livro!”, realizada pela Secretaria de Cultura de Londrina, por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas do Município, terminará nesta segunda-feira (30). O objetivo da ação, iniciada em agosto, é sensibilizar e conscientizar a população para que os leitores que possuem livros com empréstimo em atraso façam a devolução espontânea dos materiais. A partir deste trabalho, que incentiva e valoriza o hábito da leitura, a ideia é resgatar parte do acervo municipal de livros e oportunizar novamente o acesso desses volumes ao público.

Quem tiver condições de colaborar ainda pode devolver seus itens às bibliotecas de origem. Existem mais de 3.270 livros com empréstimos atrasados entre as bibliotecas públicas municipais, de um universo de 94.271 obras existentes, representando 3,14% do total. No total, as unidades somam 104.322 materiais de leitura disponíveis, incluindo 10.051 periódicos como revistas, jornais e outros itens que não ficam abertos para empréstimo. Como forma de estimular as devoluções e agradecimento, a campanha fará sorteio de vale-descontos em sebos e livrarias de Londrina ao público que colaborar, além de sorteio de livros, ingressos para eventos e outros brindes.

Para participar, é necessário preencher um cupom na entrega dos livros nas bibliotecas. Estarão aptos a concorrer aqueles usuários que estão com livros atrasados, independentemente da quantidade de dias. Com o apoio dos leitores e leitoras, a ideia é criar um ciclo de compartilhamento de conhecimento duradouro, ajudando a fortalecer as bibliotecas públicas, e construindo uma comunidade mais engajada. Quem quiser colaborar e participar, pode entrar em contato com qualquer uma das bibliotecas do Sistema de Bibliotecas Públicas do Município de Londrina e verificar quais livros possui emprestados.

A partir disso, basta escolher uma data para fazer a devolução dos livros e devolvê-los no dia e horário combinados, entregando-os diretamente no setor de empréstimo das bibliotecas. No ato de devolução, é possível preencher um cupom para concorrer a prêmios especiais. De acordo com Zoraide Gasparini, bibliotecária coordenadora de Processamento e Formação de Acervo, do Sistema de Bibliotecas Públicas do Município, o livro é uma ferramenta essencial para a democratização da informação e do conhecimento, já que proporciona o acesso a diversas informações e ideias.

“A biblioteca pública possui papel fundamental nesse processo, ao propiciar que os usuários tenham acesso, de forma gratuita, aos mais diversos títulos e gêneros literários, disponibilizando informação gratuitamente. É relevante que os usuários da nossa biblioteca devolvam os livros emprestados. Nosso acervo é um recurso valioso para toda a comunidade londrinenses e deve estar sempre disponível a todos. Como pede a chamada da campanha, reforçamos que a devolução é compartilhar o conhecimento, permitindo a circulação dos livros a mais pessoas”, comentou.

A coordenadora ainda acrescentou que, quando um livro não é devolvido prejudica o acesso desses recursos por outras pessoas que também podem se beneficiar com o conhecimento e informação contidos nele. “Pedimos que todos ajudem a compartilhar a ação e mobilize mais pessoas nesse processo, nos ajudando a receber os livros de volta”, completou. Compõem o sistema de bibliotecas as unidades Biblioteca do CEU, Biblioteca do Museu de Arte (fechada para reforma), Biblioteca Infantil, Biblioteca Lupércio Luppi (Zona Norte), Biblioteca Municipal de Londrina (Centro), Biblioteca Ramal Vila Nova, Biblioteca Eugênia Monfranati (Zona Sul) e Biblioteca do Professor (dentro da Biblioteca Central). Com informações do N.Com.