Em Londrina, Casa da Vila realiza tradicional “Forró do Aluguel” neste domingo
A festa reúne cerca de 100 pessoas por edição. Além das apresentações, haverá a comercialização de empanadas bolivianas, água, refrigerantes, cachaça e cerveja. Foto: Reprodução/Pixabay

A Vila Cultural Casa da Vila realiza, neste domingo (03), uma nova edição do evento Forró do Aluguel, com muita alegria, brasilidade e resistência cultural. O evento será conduzido das 19 às 23 horas (de Brasília), na sede da Casa da Vila, localizada na rua Uruguai, 1.656, Vila Brasil. A ação é aberta a todos os públicos, sendo que os ingressos podem ser adquiridos a R$ 15. O valor arrecadado será totalmente revertido para a cobertura dos custos básicos e melhoramentos no espaço. No perfil de Instagram da Vila Cultural, será realizado o sorteio de um ingresso.

O evento será aberto com a discotecagem da DJ Luciana Teles, seguida pela apresentação do Trio Caviúna, que participa do Forró do Aluguel desde seu início, há mais de oito anos. “Além das atrações musicais, a festa é um local de encontro da resistência cultural. Esse espaço é hoje a Vila Cultural Casa da Vila, mas existe desde 2006, e por muito tempo foi um espaço de cultura colaborativa independente”, contou a produtora do evento, Fernanda Nasser, em entrevista ao N.Com.

A festa reúne cerca de 100 pessoas por edição. Além das apresentações, haverá a comercialização de empanadas bolivianas, água, refrigerantes, cachaça e cerveja. O evento surgiu em 2015, quando o espaço ainda não recebia recursos do Município, como uma forma de contribuir para o pagamento dos custos básicos do local, como aluguel, água e luz, intenção que se mantém até hoje. O Forró do Aluguel é promovido mensalmente, tradicionalmente no espaço da Casa da Vila.

“O Forró do Aluguel reavivou a cultura do forró na região nos últimos tempos, além de trazê-la também para o público mais jovem. De certa forma, ele trouxe essa oportunidade para as pessoas se aproximarem e interagirem, já que o forró por si só já tem essa questão do encontro”, apontou Rafael Rosa, que é produtor do evento e vocalista do Trio Caviúna. Rosa conta que, conforme o projeto foi se desenvolvendo, atraiu cada vez mais novos artistas para se aventurarem no gênero do forró.

A Vila Cultural Casa da Vila é um local de residência de vários coletivos artísticos e centro de oficinas, oferecidas gratuitamente ou mediante valores acessíveis. O espaço conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Com informações do N.Com.