Em Londrina, Fórum do Agronegócio reúne, nesta segunda-feira, cadeia produtiva para debater desafios do setor
A primeira mesa-redonda contará com a participação das principais entidades representativas do setor para discutir o cenário atual do agronegócio, suas perspectivas futuras e as estratégias necessárias para fortalecer e tornar o setor mais resiliente. Foto: Reprodução/Pixabay

A 5ª edição do Fórum do Agronegócio terá início a partir das 8h30 desta segunda-feira (16), no Parque Ney Braga, em Londrina, para debater o tema “Resiliência: conexão agronegócio e natureza”. Realizado pela Sociedade Rural do Paraná, o evento destaca-se por reunir, representantes de toda a cadeia produtiva do agronegócio, como instituições acadêmicas e de pesquisa, governo, empresas, entidades e associações, para debater e apresentar soluções ao setor, e é considerado um dos principais do setor no país.

Em um contexto global de desafios climáticos, econômicos e sociais, é fundamental discutir, a partir de diferentes camadas, de que maneira o agronegócio vem operando em harmonia com a natureza, a partir de soluções sustentáveis que estão moldando o presente e o futuro do setor. A programação contempla quatro mesas-redondas e uma palestra magna, além do almoço e um happy hour ao final do evento. A primeira mesa-redonda contará com a participação das principais entidades representativas do setor para discutir o cenário atual do agronegócio, suas perspectivas futuras e as estratégias necessárias para fortalecer e tornar o setor mais resiliente.

Os eventos climáticos serão foco da segunda mesa-redonda, com o objetivo de destacar as práticas de mitigação adotadas pelo agro e apresentar formas de preparar o produtor rural na prevenção dos impactos climáticos no setor agrícola. As discussões incluirão também a segurança alimentar, a partir da responsabilidade dos diferentes atores da cadeia no processo de assegurar que os alimentos cheguem com qualidade e de forma segura e eficiente ao consumidor final. A importância de comunicar os avanços, ações e boas práticas do agronegócio para pessoas ‘fora da porteira’, de maneira eficaz e transparente, também ganha espaço na agenda.

A agenda de conteúdo será encerrada com uma palestra magna de Carmen Perez, empresária rural e comunicadora do agro, que conectará os temas e abordará como todos nós podemos contribuir para um agronegócio mais forte, resiliente e sustentável.

Nomes confirmados – Para a 5ª edição do evento, estão confirmados nomes como: Caio Souza, head de Agronegócios da Climatempo; Diana Jank, diretora de Marketing da Letti A²; Eduardo Brito Bastos, presidente da Câmara do AgroCarbono no MAPA; Sueme Mori Andrade, diretora de Relações Internacionais da CNA; Guilherme Ferraudo, gerente de Produto da MyCarbon; Carolina Graça, former head de Sustentabilidade da Bayer; Patrícia Medeiros, diretora executiva da Sociedade Rural Brasileira; Roberson Marczak, gerente de Sustentabilidade e Inovação da Adama; Pedro Lupion, deputado Federal e presidente da Frente da Agropecuária (FPA); Mariana Soletti Beckheuser, CEO da Beckhauser.

Jorge Meza, representante da FAO no Brasil; Gabriel Garcia Cid, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); Renata Macedo, head of the Graduate Program in Animal Science; Letícia Zamperlini Jacintho, presidente da Associação de Olho no Material Escolar; Juliani Arimura, FSSC LatAm representative; César H. S. Rezende, repórter de agro e macroeconomia na Exame; Ana Margarida Castro Euler, diretora de Negócios da Embrapa; e os moderadores, Monaliza Pelicioni, empresária e jornalista; Flávia Romanelli, jornalista e assessora de comunicação; Angela Ruiz, jornalista na Climatempo; Fernando Lopes, jornalista especialista em agronegócio. Com informações da assessoria de imprensa.