Em Londrina, Funcart leva o “Dança nas Escolas 2024” a quatro unidades municipais
Foto: divulgação

Com o objetivo de oferecer contato com as linguagens artísticas, especificamente a dança, sob as esferas do fazer, do conhecimento e da apreciação artística, a Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) promove nova edição do projeto “Dança nas Escolas”. Este ano, a iniciativa vai percorrer quatro escolas da rede municipal, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura. Voltadas aos estudantes, coordenadores pedagógicos e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, o projeto iniciou-se dia 22 de maio e tem previsão de término até o início de julho. As escolas participantes dessa edição são, em sequência, a Escola Municipal Suely Ideriha, Arthur Thomas, Nair Auzi Cordeiro e Padre Anchieta.

O “Dança nas Escolas” é desenvolvido em quatro etapas, cada uma com duração média de oito dias. A primeira contempla uma palestra e contato com os professores da escola, para explicar o funcionamento da Funcart e sobre o curso. Na segunda etapa, as escolas recebem a visita das monitoras Maria Eduarda dos Santos e Larissa Itinoce, que falam sobre a formação, profissão e rotina de um dançarino profissional, em cada uma das salas de aulas contempladas pelo projeto. Já na terceira etapa ocorrem apresentações de dança nas escolas, com as modalidade de balé clássico e dança contemporânea – essa com a participação do Ballet de Londrina. E, na última etapa, são realizadas oficinas práticas de dança, com aulas de balé clássico em nível iniciante. Nessa fase, são selecionados estudantes para concorrer bolsas de estudos na Escola Municipal de Dança da Funcart.

A Escola Municipal Suely Ideriha foi a primeira a receber o projeto esse ano, com o término das atividades na última quarta-feira (29). A Escola Municipal Arthur Thomas foi a segunda e, até o momento, encontra-se na etapa das oficinas com as crianças. Para a diretora dessa unidade, Elisabet Aparecida Zulian Mastelari, o projeto trouxe muita felicidade aos alunos participantes e é uma oportunidade de trazer o contato da dança para o desenvolvimento dessas crianças. Segundo a coordenadora da Escola da Dança da Funcart, Luciana Lupi, o projeto nasceu da necessidade da Fundação em propiciar, para crianças, o contato com a dança e diversas linguagens artísticas. “O Dança nas Escolas também oportuniza com que elas tenham acesso não só a assistir às apresentações, mas a se tornarem profissionais da dança”, relatou. Com informações do N.Com.