Em Londrina, Hortas Comunitárias oferecem alimentos saudáveis e com baixo custo
Em Londrina, Hortas Comunitárias oferecem alimentos saudáveis e com baixo custo | © SMAA

Para que a população de Londrina tenha acesso a hortaliças com preço acessível e, ao mesmo tempo, os espaços públicos tenham um bom aproveitamento, a Prefeitura de Londrina disponibiliza as hortas comunitárias. Ao todo, a cidade conta com 20 hortas, distribuídas em diversos bairros, que integram o Agriurbana – Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana. E, além das comunitárias, há também as hortas escolares, presentes em 32 unidades da rede municipal.

Esse trabalho é coordenado em toda a cidade pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), que realiza o preparo do solo e cercamento dos terrenos onde as hortas são implementadas. Os servidores da SMAA prestam também orientação técnica, caso haja necessidade.

Já nas escolas municipais, a manutenção das hortas é conduzida pelos professores, com apoio dos alunos e suporte técnico de um engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Educação (SME). Nesses locais, a produção é aproveitada para consumo na própria unidade, enquanto nas hortas comunitárias os itens são comercializados para os moradores da região, com um preço mais acessível.

Número de casas danificadas por temporais no Paraná chega a 940, afirma Defesa Civil

A gerente de Comercialização da SMAA, Juliana Simões Lusardi, explicou que as hortas já existem desde 2012, porém só foram regulamentadas após a lei municipal n° 12.620/2017 e o decreto n° 20/2019, que instituíram e regulamentaram a Política Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana.

Associações e entidades, ou até mesmo moradores, que queiram implementar uma horta comunitária em seu bairro, podem acessar a página da SMAA, no Portal da Prefeitura, e aderir ao programa Agriurbana. No site, o Manual do Participante contém tutoriais que orientam sobre como solicitar a adesão, feita via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Também incluem informações sobre como planejar e manter a horta, incluindo os cuidados para o combate a pragas sem uso de agrotóxicos, bem como a legislação correspondente ao programa.

No momento, outras quatro hortas comunitárias estão em processo de aprovação. Elas estão situadas nos bairros Três Marcos, Jardim Cristal, Conjunto Farid Libos, e Aragarça.

Com informações do N.Com.