O serviço público municipal de atendimento clínico e cirúrgico prestado aos animais no Hospital Veterinário Municipal de Londrina, que já soma mais de 3 mil consultas, foi denominado Rosemeire Simão Ávila Santin, por meio do decreto nº 1.672 de 2024. O Hospital Veterinário Municipal de Londrina foi inaugurado em agosto deste ano, pelo prefeito Marcelo Belinati (PP). O espaço fica na rua Prefeito Faria Lima, 844, região oeste, e é dedicado, especialmente, a animais abandonados ou comunitários, protetores independentes, ONGs e famílias em situação de vulnerabilidade inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Dentre os serviços efetuados no local, desde agosto foram registradas 1.219 consultas de urgência e emergência para animais de pequeno porte e outras 1.757 consultas eletivas, além de 26 consultas em clínica médica para animais de grande porte. Foram resgatados 201 animais de pequeno porte, com 112 cães e 89 gatos albergados. Outros 32 animais de grande porte tiveram resgate, sendo 23 deles albergados.
O hospital também presta serviços de ambulância veterinária, castração, microchipagem, exames de imagem, mastectomia, suturas externas, sondagem uretral e outros. A Diretoria de Bem-Estar Animal da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) é responsável por organizar os atendimentos na unidade veterinária. Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e atende pelo telefone (43) 3337-5672; WhatsApp (43) 99994-8677 e e-mail [email protected].
Fora dos horários de funcionamento da companhia, ou seja, durante os fins de semana e após as 17h de segunda a sexta-feira, a população com direito aos serviços pode ligar para o número (43) 3029-7577, do Hospital Municipal operado pela Associação CHC. O telefone deve ser acionado em casos de necessidade de atendimento clínico e emergencial ou de remoção de animais mortos em área pública. Por outro lado, para solicitar socorro em situações de risco iminente à vida do animal, o público beneficiário deve acionar a ambulância veterinária, conhecida também como SamuVet, pelo WhatsApp (43) 99146-9657. Com informações do N.Com.