Em Londrina, projeto “Flauta e Fole in Concert” realiza palestra nesta terça-feira
Para mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos pelo grupo e datas de apresentações do projeto, está disponível a página do Instagram @flautaefole.inconcert. Foto: Reprodução/Pixabay

O projeto “Flauta e Fole in Concert” realizará, na próxima terça-feira (07), uma palestra no Sesc Cadeião, na rua Sergipe, 52, no centro de Londrina, com o tema “O fazer musical em grupo e seus benefícios”. A atividade será ministrada pelos músicos Luciana Schmidt e Miguel Santos. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser confirmadas por meio do WhatsApp (43) 98426-9683. O tema foi selecionado como uma oportunidade de compartilhar experiências musicais em grupo com a comunidade de Londrina, enfatizando os benefícios do fazer musical coletivo para o desenvolvimento pessoal.

O evento é aberto a todas as faixas etárias e contará com interpretação em Libras proporcionada por Natália Lopes. O “Flauta e Fole In Concert” é formado por oito adolescentes – sete que tocam flautas de tamanhos diferentes e um acordeonista, liderados pela professora de música e flautista Luciana Schmidt, e com arranjos do músico Miguel Santos, integrante do Trio Caviúna e coordenador da Maratona Flauta e Fole.

Criado com a finalidade de profissionalizar mais o grupo e praticar a leitura de arranjo para um grupo grande, o projeto possibilitará a gravação de um videoclipe de músicas tradicionais e folclóricas da cultura brasileira. O arranjo será realizado por Santos e, além dessa gravação e da palestra, o grupo realizará ao todo quatro visitas musicais ao Hospital Infantil Sagrada Família, possibilitando o acesso à música instrumental para as crianças atendidas. A primeira das apresentações foi no dia 24 de abril e contou com um repertório composto por músicas tradicionais, populares e barrocas, que servirão de base para a gravação do videoclipe.

Segundo Schmidt, a importância de viabilizar o Flauta e Fole in Concert em Londrina se reflete na formação musical desses adolescentes. “A comunidade pode ter acesso ao repertório de música tradicional para flauta doce e acordeom, que poderá ser usado nas escolas e na escuta com os filhos em casa”, comentou. Para mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos pelo grupo e datas de apresentações do projeto, está disponível a página do Instagram @flautaefole.inconcert. O projeto Flauta e Fole in Concert é patrocinado com recursos financeiros do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, viabilizados em Londrina pela Secretaria Municipal de Cultura. Com informações do N.Com.