Em Londrina, projeto “Mano a Mano: Instrumental para Todos” faz apresentação gratuita neste sábado
O projeto, que surgiu da ideia de comunicar um som instrumental palatável a espaços que não recebem acesso, tem planos de, futuramente, gravar repertórios autorais. Foto: Reprodução/PIxabay

Com o intuito de democratizar o acesso à música, levando às feiras públicas e praças de Londrina a música instrumental, o projeto Mano a Mano: instrumental para todos é realizado pelo duo de violão e piano Leopoldo Nantes e Rodrigo Figueiredo. E neste sábado (08), a dupla realizará uma apresentação musical na Feira da Lua do Aeroporto, em frente ao Lar Anália Franco, a partir das 20 horas. Financiado por recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura, a dupla pretende levar gratuitamente, às feiras e praças dos quatro cantos da cidade, um repertório instrumental repleto de versões de sucessos da MPB, pop, rock, passando pela música sertaneja caipira, e até canções infantis.

Com apresentações semanais, o projeto já está em sua quinta edição, planejando mais cinco eventos até o mês de julho. Até o momento, o grupo já realizou shows na Feira Livre do Jardim do Solver, na Feira Livre do Conjunto Vitória Régia, na Feira Livre Cafezal e na Feira Livre da Saul Elkind. Segundo o músico Leopoldo Nantes, através de apresentações informais esse contato direto com o público nas ruas desmistifica o significado da música instrumental. “Muitas vezes, vamos a regiões da cidade onde a música instrumental não chega. Está sendo uma experiência muito interessante. Sempre escolhemos músicas conhecidas pelo grande público para criar uma identificação e comunicar, tocando as pessoas”, comentou.

O projeto, que surgiu da ideia de comunicar um som instrumental palatável a espaços que não recebem acesso, tem planos de, futuramente, gravar repertórios autorais. Planejam, ainda, também continuar difundindo a música instrumental popular em ambientes que promovam a identificação e a perpetuação da memória musical. Com informações do N.Com.