Nesta quinta-feira (07), o projeto Toda Quinta Tem História realizará seus primeiros encontros de 2024 em Londrina.

A história escolhida para o mês de março é “O Macaco e o Coelho”, fábula de Monteiro Lobato. A primeira contação será realizada às 9h30 na Biblioteca do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), localizada na rua Angelo Gaiotto, Jardim Santa Rita I. E, às 14h30, a ação será levada à Biblioteca Eugênia Monfranati, localizada na avenida Guilherme de Almeida, 2260, Parque Ouro Branco.

Os encontros são abertos ao público. O Toda Quinta Tem História começou em 2017 e tem o objetivo de inserir os livros na vida das crianças por meio da contação de histórias. O projeto é promovido pela Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), nas várias bibliotecas municipais distribuídas pelas regiões da cidade.

A mediação é feita pela professora e pedagoga das Bibliotecas, Renata Suzue, que também escolhe as histórias, priorizando a cultura popular brasileira. De acordo com Suzue, “O Macaco e o Coelho” aborda o tema da Páscoa, na presença do coelho, sob a ótica de Monteiro Lobato. Através dessa narrativa, a contadora de histórias busca “mostrar o protagonismo do coelho em contos da cultura popular brasileira e estrangeira, para que sua simbologia não fique restrita ao ‘coelho que aparece apenas na Páscoa’”.

Como a fábula é curta, também será narrado “Vovó Coelha e o Leão Mandão”, conto popular adaptado por Margareth Mayo e Emily Bolam.

Com informações do N.Com.

Próximos encontros:

14/03 – 9h30 – Biblioteca Padre Adelino de Carli (Rua Purus, 45, Bairro Vila Nova)

14/03 – 14h30 – Biblioteca Especializada Infantil (Praça 1º de Maio, 110, Centro)

21/03 – 9h30 – Biblioteca Especializada Infantil