Em Londrina, UBS Padovani realiza ação da campanha Novembro Azul neste sábado
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Foto: Reprodução/Internet

Como parte da campanha Novembro Azul, voltada a promover a conscientização sobre a saúde masculina e o câncer de próstata, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Padovani realiza, neste sábado (30), o Dia D da Saúde do Homem. Das 8 às 12 horas (de Brasília), serão realizados atendimentos de planejamento reprodutivo (encaminhamento para vasectomia), teste rápido, consulta de doenças crônicas e avaliação da condição de saúde dos idosos pelo Instrumento de Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional 20 – IVCF20.

No total, serão atendidos 50 pacientes agendados previamente, com idades entre 21 e 70 anos. Anteriormente, também dentro da programação do Novembro Azul, a UBS Padovani realizou a distribuição de panfletos informativos na sua recepção e promoveu uma palestra sobre a saúde do homem para os funcionários da empresa Pride. A ação deste sábado (30) terá a participação de profissionais que atuam na Residência Multiprofissional de Saúde da Família da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

De acordo com a enfermeira Camila Santos Silva Faggião, coordenadora da UBS Padovani, o Novembro Azul é uma campanha importante porque facilita o diagnóstico precoce e também ensina como prevenir o câncer de próstata. “Umas das principais formas de evitar correr riscos é manter as consultas de rotina, os exames em dia, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e evitar o fumo e uso de bebidas alcoólicas”, destacou Faggião.

Sobre o câncer de próstata – No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce.

Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen. A recomendação médica é que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, recomenda-se iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos. Com informações do N.Com.