Escolas municipais e CMEIs de Londrina participam do Make Music Day nesta sexta-feira
Foto: Fábio Alcover/ Divulgação

Escolas da rede municipal e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que compõem o Programa Vencer, realizam nesta sexta-feira (21), das 8 horas às 17h30, diversas atividades como parte do Make Music Day, evento mundial de mobilização pela música. As ações vão ocorrer em 20 unidades escolares. Dentre as 19 modalidades esportivas e culturais que compõem o programa da Secretaria Municipal de Educação (SME), nove participarão do evento, sendo elas: musicalização, circo, dança, canto coral, ballet, ginástica rítmica, teatro, psicomotricidade e capoeira. Cada um dos projetos realizará uma ação própria, diretamente relacionada à música.

“Essa primeira edição será como um projeto-piloto, para avaliarmos como ampliar essa iniciativa para o ano que vem”, comentou o professor e responsável pelo Programa Vencer da SME, Alexandre Segantin. O “Orquestrando o Futuro”, por exemplo, vai apresentar o espetáculo “O Mundo Mágico da Música”. O concerto será levado às Escolas Municipais San Izidro, Suely Ideriha, Nair Auzi e Haydee Colli Monteiro, todas com projetos do Programa Vencer. A apresentação vai reunir o Quinteto da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina juntamente com a palhaça Adelaide (Juliana Galante), trazendo cantigas de roda tradicionais, além de obras de Mozart e Villa-Lobos. A organização do projeto é feita pela Artis Colegium Associação de Cultura.

Dia da Música – A data de 21 de junho foi selecionada a partir de um movimento musical que surgiu na França, em 1982, com o nome de “Fête de la Musique”. Atualmente, o Make Music Day está presente em 120 países, totalizando mais de mil cidades. Presente no Brasil desde 2017, este é o primeiro ano em que Londrina participa da mobilização. Organizada pelo advogado Moisés Pedro, a ação integrada busca ser uma forma de se conectar com a música, celebrando a diversidade cultural e compartilhando a alegria da música com o mundo. Neste dia, pessoas de todas as idades e habilidades são encorajadas a fazer música em qualquer lugar e horário.

“Estamos tentando engajar pessoas a fazerem música, independentemente se são profissionais ou amadores”, contou Moisés Pedro. Até recentemente, ele coordenava o Make Music Day no Rio de Janeiro, mudando para Londrina neste ano e trazendo consigo a ideia da celebração.

Programa Vencer – O Programa Vencer foi implementado pela Prefeitura Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Ensino (SME), com o objetivo de promover projetos esportivos e culturais nas escolas e Centros Municipais de Ensino (CMEIs). O programa consolida uma iniciativa que vem sendo realizada na rede municipal de ensino desde 2022, em parceria com diversas organizações da sociedade civil (OSCs).

Ao todo, 19 modalidades são oferecidas aos alunos de segunda a sexta-feira, no período de contraturno escolar, sendo elas: judô, karatê, taekwondo, atletismo, basquete, futsal, musicalização, circo, dança, canto coral, ballet, esportes de aventura, psicomotricidade, badminton, handebol, capoeira, ginástica rítmica, xadrez e teatro. Com informações da AEN.

Agenda do Make Music Day em Londrina:

Musicalidade
9h15: Escola Municipal San Izidro – Rua Maria de Oliveira Melo, 75
10h30: Escola Municipal Suely Ideriha – Rua das Araras, 135
13h30: Escola Municipal Nair Auzi – Rua Augusto Ballalai, 33
15h30: Escola Municipal Haydee Colli Monteiro – Rua Ave-do-Paraíso, 139

Capoeira
10h30: Escola Municipal Odésio Franciscon – Rua Osmy Muniz, 750

Psicomotricidade
8h45: Centro Municipal de Educação Infantil Carolina Benedita dos Santos – Rua José Soares, 22

Dança
08h: Escola Municipal Moacyr Teixeira – Rua Luís Brugin, 775
11h10: Escola Municipal Leônidas Sobrinho – Rua Jequitibá, 226
11h30: Escola Municipal Ruth Ferreira – Rua Camilo Simões, 440
14h: Escola Municipal Cláudia Rizzi – Rua Ibrahim Soubhia, 320

Circo
8h às 10h: Centro Municipal de Educação Infantil Marli Marques – Rua Santa Marta, 45
10h às 13h: Escola Municipal Bento Munhoz – Rua Santos, 235
13h30: Escola Municipal Corina Okano – Rua Ivaí, 130

Ballet
9h: Centro Municipal de Educação Infantil Ruth dos Santos – Rua Elías Daniel Hati, 1590
10h35 às 14h15: Centro Municipal de Educação Infantil Sandra Regina – Rua Ruy Virmond Carnascialli, 904
11h30 às 12h30: Escola Municipal Padre Anchieta – Rua Domingos Cantagalli, 75

Ginástica Rítmica
11h30 às 17h30 Escola Municipal Eugênio Brugin – Rua Jorge Ribeiro, 163
11h50: Escola Municipal Machado de Assis – Jardim Nova Esperança

Teatro
11h30 às 12h30: Escola Municipal Nara Manela – Rua Lázaro José Carias de Souza, 318
12h30: Escola Municipal Anita Garibaldi – Rua Santa Lídia, 95