Febraban e Procon-SP divulgam dicas para evitar dívidas e planejar gastos no fim de ano
Foto: Reprodução/Pixabay

O portal Meu Bolso em Dia, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), está disponibilizando recomendações para ajudar os consumidores a controlarem seus gastos no fim de ano e começarem 2025 com as finanças em dia. O mês de dezembro é conhecido pelos gastos extras, como presentes, ceias, viagens e promoções. Segundo o diretor de Cidadania Financeira da Febraban, Amaury Oliva, é possível consumir de forma consciente com um pouco de planejamento.

“Diferenciar desejos de necessidades e planejar os gastos de maneira equilibrada ajudam a começar 2025 sem dívidas. Com orientação financeira, é possível aproveitar o recurso extra do fim de ano e celebrar sem contrair empréstimos ou recorrer ao rotativo do cartão”, destacou Oliva.

Dicas da Febraban:

Reservar parte do 13º salário para quitar dívidas ou antecipar despesas de início de ano.
Definir um limite para gastos com presentes, viagens e itens para as festas.
Dividir os custos da ceia entre os convidados.
Priorizar pagamentos à vista e utilizar o cartão de crédito com moderação.

O Procon-SP também publicou orientações financeiras para quem planeja viajar durante as férias. A recomendação é calcular todos os custos, incluindo hospedagem, alimentação, traslados e passeios, e evitar gastos excessivos no cartão de crédito. “É essencial planejar o orçamento de forma detalhada para cobrir não só a viagem e hospedagem, mas também as despesas adicionais realizadas no período”, destacou o órgão em nota.

Projeto Verão
O Procon-SP lançou um levantamento para orientar os consumidores em relação aos custos das férias de verão. O estudo inclui preços de pedágios, passagens de ônibus e tempo de viagem entre 16 destinos turísticos em São Paulo e a capital.

Além disso, o levantamento oferece um comparativo de preços de produtos sazonais, como repelentes, protetores solares e bronzeadores. Os preços médios de hospedagem e alimentação em 13 cidades turísticas, incluindo Brotas, Olímpia, Guarujá e Santos, também foram coletados para ajudar os consumidores a planejarem viagens dentro do orçamento. Com essas ferramentas e orientações, os consumidores têm recursos para aproveitar o fim de ano com mais tranquilidade e menos preocupações financeiras. Com informações: Agência Brasil