Fim de semana de chuva intensa supera média histórica em várias regiões do Paraná
Foto: Jose Fernando Ogura/Arquivo AEN

O Paraná enfrentou um fim de semana de chuvas intensas, com volumes muito acima da média histórica para dezembro em diversas regiões. Áreas como o Centro-Oeste e o Noroeste registraram precipitações 84% superiores ao esperado para o mês. Em Campo Mourão, o acumulado foi de 313 milímetros (mm) entre sábado (7) e domingo (8), quase o dobro da média mensal de 170 mm. Em Cianorte, a precipitação chegou a 315 mm, bem acima da média de 179,1 mm. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), essa foi a região com maior volume de chuva no período. Outras localidades também foram fortemente atingidas. Curitiba registrou 126 mm, quase toda a média mensal de 130 mm. No litoral, o acumulado foi de 110 mm, em comparação com uma média esperada de 174,4 mm. Em Guarapuava, na região central, choveu 150 mm, contra a média mensal de 186 mm.

 

Chuva generalizada e sistema frontal
“A chuva foi homogênea em todo o Estado”, explicou Júlia Crepaldi Munhoz, meteorologista do Simepar. Regiões como o Norte, Norte Pioneiro e o extremo Noroeste registraram acumulados próximos a 70 mm. A chuva foi provocada por um sistema frontal uniforme, que deve se dissipar até quarta-feira (11), dando lugar a períodos de sol. No entanto, a trégua será breve. Uma nova frente fria chegará ao Paraná na sexta-feira (13), trazendo clima mais frio e tempestades no Oeste, além de chuva generalizada no próximo fim de semana, dias 14 e 15. Para o restante do mês, incluindo as celebrações de Natal e Ano-Novo, a expectativa é de precipitações dentro ou abaixo da média histórica e temperaturas em conformidade com o padrão climatológico de dezembro.

 

Impactos da chuva
De acordo com o boletim da Defesa Civil, divulgado às 11h desta segunda-feira (9), 17 municípios foram afetados pelas chuvas, impactando 5.993 pessoas. Dentre elas, 66 estão desalojadas e 681 residências foram danificadas. O município de Enéas Marques, no Sudoeste, foi o mais atingido, com 5 mil pessoas afetadas. Em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, 800 pessoas sofreram impactos. Com informações AEN