Governo Federal apreende produtos suspeitos de serem ‘café fake’
As fiscalizações identificaram irregularidades nas matérias-primas, como cascas, grãos defeituosos e aromatizantes, além da ausência da polpa do café

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu produtos suspeitos de serem “café fake” ou “cafake”. A matéria-prima utilizada no produto comercializado também foi apreendida. A ação foi realizada em dois estabelecimentos após denúncias de embalagens que poderiam induzir os consumidores ao erro, fazendo-os acreditar que estavam comprando café tradicional quando, na verdade, tratava-se de um “pó sabor café”, um produto diferente e mais barato.
As fiscalizações identificaram irregularidades nas matérias-primas, como cascas, grãos defeituosos e aromatizantes, além da ausência da polpa do café, que constava como ingrediente nas embalagens. A Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) relatou a presença desses produtos nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. As empresas alegam que informam corretamente na embalagem e que possuem autorização da vigilância sanitária. O governo segue analisando os itens para determinar se há fraude na comercialização.