Inmet emite alerta amarelo para queda de granizo e alagamentos no Paraná
Foto: Reprodução Inmet

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitou neste sábado (18) alerta amarelo que indica perigo potencial para chuvas Intensas em praticamente todo o Paraná e parte de Santa Catarina. O aviso vale até às 3h da madrugada de domingo (19). O Inmet alerta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As orientações são para que em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Para mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o eixo da frente fria segue presente na altura do Paraná neste sábado, o que mantém elevados os índices de instabilidade no estado. No domingo a instabilidade segue elevada em parte do Paraná. Chuvas são mais expressivas entre o leste (RMC e litoral), Campos Gerais e o norte do estado, e ocorrem principalmente na madrugada e manhã. Ao longo da tarde e noite ainda há possibilidade de chuvas fracas/chuviscos, mas de forma bem ocasional. No oeste, sudoeste e centro-sul presença de muita nebulosidade, também com previsão de garoa. Temperaturas, no geral, ficam amenas (exceto no noroeste e norte, onde superam os 20°C).