Aranhas, cobras, lacraias e escorpiões despertam tanto medo quanto curiosidade em muitas pessoas. O estudo dos animais peçonhentos desempenha um papel fundamental no Brasil desde o século XX, destacando o país nos fóruns científicos internacionais. Nesse contexto, estão abertas as inscrições para o 1° Encontro sobre Animais Peçonhentos do Norte do Paraná, que será realizado no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) entre os dias 20 e 22 de março de 2024.
A realização do evento é da UEL em conjunto com a Rede Vital para o Brasil, rede nacional de informação, diálogo e cooperação acerca dos animais peçonhentos. O objetivo do encontro é promover trocas entre instituições e pesquisadores do Norte do Paraná com estudiosos de diversos estados. Levantando questões sobre envenenamento por animais, o intuito é incentivar atividades conjuntas em prol da disseminação de informação e melhorar o serviço de comunidades que lidam com os riscos de acidentes com animais peçonhentos.
No Paraná, tempo melhora e mais sete rodovias têm tráfego liberado, afirma DER/PR
A programação contará com três dias de palestras e mesas-redondas com profissionais que são referência nos temas abordados, pesquisadores e representantes de instituições acadêmicas e institutos produtores de soros antipeçonhentos do Brasil. As temáticas abrangem desde o histórico do estudo sobre animais peçonhentos até particularidades dos animais em específico, como serpentes, abelhas e até peixes.
O Encontro é aberto a todos os interessados. As inscrições, feitas até 31 de dezembro, custam R$ 50. Após essa data e até o dia 20 de março, o valor é de R$ 75. Para se inscrever ou saber da programação completa, acesse o site do evento.
Com informações da UEL.