Julgamento de Sergio Moro começa nesta tarde no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná
”. Além do crime de homicídio culposo, ocasionado por erro médico, os dois também foram denunciados por falsidade ideológica | Foto: Ilustração

Terá início na tarde desta segunda-feira (1º), às 14 horas, no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o julgamento de Sergio Moro (União Brasil). Senador da República, o ex-juiz da Lava Jato é acusado de abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação social (entre outras infrações) no pleito de 2022. As ações foram movidas pelo PL e pela Federação Brasil da Esperança (composta por PT, PCdoB e PV).

O TRE-PR é composto por sete juízes eleitorais. Para Moro ser cassado, é necessário que a maioria (quatro ou mais) o julgue culpado. O relator do processo é o desembargador Luciano Falavinha. Se for condenado, Moro poderá recorrer da decisão do TRE-PR ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E em última instância, poderá ter o mandato cassado e ficar inelegível por oito anos. Assim, os paranaenses teriam que ir às urnas novamente em eleição suplementar.