Livro reúne experiências de municípios paranaenses na promoção de políticas públicas para mulheres
Publicação lançada pelo Governo do Paraná e PUCPR destaca ações desenvolvidas em diversas cidades para fortalecer direitos, proteção e autonomia feminina

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, lançou oficialmente o livro Paraná Unido pelas Mulheres – A Operacionalização da Política de Gênero. A obra reúne 32 artigos e relatos de experiências desenvolvidas por municípios paranaenses que participam da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres, iniciativa voltada ao fortalecimento de políticas públicas direcionadas às mulheres. O lançamento ocorreu durante o evento “90 Anos de Serviço Social no Brasil: Memórias do Paraná”, promovido pela universidade, e reforça a proposta de ampliar a integração entre governo, instituições de ensino e municípios na construção de ações voltadas à garantia de direitos, proteção e autonomia feminina.
A secretária estadual Mariana Neris destacou que o livro vai além do registro histórico e se torna uma ferramenta de valorização das iniciativas que vêm transformando a realidade de mulheres em diferentes regiões do Estado. Segundo ela, a publicação evidencia o compromisso do Paraná com políticas públicas efetivas e fortalece a atuação das redes de proteção e atendimento. A diretora de Políticas Públicas para Mulheres da secretaria, Adriana Siuta, ressaltou que a obra é resultado de uma construção coletiva entre Estado, universidades e municípios, reunindo experiências que ajudam a consolidar e divulgar ações voltadas às mulheres paranaenses.
Já a professora Solange Fernandes, do curso de Serviço Social da PUCPR, destacou a importância de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam diretamente nos municípios, promovendo atendimento e acolhimento à população. Além do lançamento do livro, a programação do evento contou com palestras, homenagens a assistentes sociais e a abertura da exposição “Memórias do Serviço Social no Paraná”, que apresenta registros históricos da profissão no Estado. As atividades seguem nesta sexta-feira com rodas de conversa sobre assistência social, saúde, educação, participação social e gestão democrática, além da continuidade da exposição aberta ao público.
Acesse os dois volumes da publicação Paraná Unido pelas Mulheres – A Operacionalização da Política de Gênero:

