Londrina abre inscrições para 1ª Conferência Municipal de Avaliação do Plano Diretor
Evento será no dia 26 de abril e reunirá sociedade civil, especialistas e gestores para discutir avanços e desafios do planejamento urbano

Estão abertas as inscrições para a 1ª Conferência Municipal de Avaliação do Plano Diretor de Londrina, que será realizada no dia 26 de abril, das 8h às 18h30, no auditório do CMEI Valéria Veronesi (Rua Benjamin Constant, 800 – Centro). O evento é gratuito e aberto à população e às entidades da sociedade civil. As inscrições vão até 24 de abril e devem ser feitas preferencialmente pela internet. A conferência é promovida pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), em conjunto com o Grupo Técnico Permanente de Acompanhamento do Plano Diretor (GTPA) e com o aval do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial de Londrina (CMPGT).
Com o tema “Três anos de aprovação da Lei Geral do Plano Diretor e conclusão do processo de revisão das suas Leis Específicas: estruturação do Sistema de Monitoramento”, o encontro pretende apresentar os avanços no monitoramento do Plano Diretor e debater a aplicação prática das leis urbanísticas aprovadas desde 2022. Além de painéis e apresentação de relatórios, o evento contará com palestra do arquiteto e urbanista Pedro Portugal Sorrentino, especialista em planejamento urbano e colaborador do Lincoln Institute of Land Policy.
Durante a conferência também será realizada a eleição dos novos membros do CMPGT, com vagas para representantes da sociedade civil, movimentos sociais, entidades sindicais, empresariais, acadêmicas e ONGs. Entidades interessadas devem se inscrever previamente para participar do processo. A conferência marcará o encerramento do primeiro triênio de vigência da Lei nº 13.339/2022, que consolidou o novo Plano Diretor de Londrina, cuja revisão incluiu a aprovação de diversas leis complementares em 2023 e 2024, como o Código de Posturas, Código de Obras e a Lei de Uso e Ocupação do Solo. Três volumes de estudo e análise produzidos pelo IPPUL serão apresentados, trazendo o monitoramento de diretrizes, estratégias e dados territoriais do município. O conteúdo também servirá de base para o Sistema de Indicadores Municipais de Londrina (SIM-PDML), que será utilizado no planejamento urbano e ficará disponível à população.