Londrina amplia atendimento para testes rápidos de HIV em alusão ao Dezembro Vermelho
A ação é promovida através do Programa Municipal de HIV/Aids em referência ao Dezembro Vermelho, campanha que marca a luta contra o vírus HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Foto: Vivian Honorato/Arquivo/N.Com

De segunda (02) a sexta-feira (06), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), amplia o horário de atendimento do Centro Integrado de Doenças Infecciosas (CIDI), para a realização de testes rápidos de HIV. O centro de referência já atende normalmente das 7h30 às 11h30, e, durante esse período, também vai atender a população das 13h30 às 18 horas. É necessário fazer agendamento de horário no site da Prefeitura de Londrina.

A ação é promovida através do Programa Municipal de HIV/Aids em referência ao Dezembro Vermelho, campanha que marca a luta contra o vírus HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Está alinhada, também, ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro. O objetivo é promover o diagnóstico precoce e combater o preconceito e o estigma em torno da doença.

IV Simpósio de HIV/AIDS de Londrina – Outra iniciativa realizada em alusão ao Dezembro Vermelho é o IV Simpósio de HIV/Aids de Londrina, que será conduzido na segunda-feira (2), das 18h às 22h, no auditório do Hospital Universitário (HU). O evento é uma parceria do Governo do Estado, Prefeitura de Londrina, por meio da SMS, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Conselho Municipal de Saúde, através da comissão Comuniaids.

O simpósio vai tratar de temas como: conceitos atualizados sobre a infecção pelo HIV; mandala de prevenção combinada; Ações dos profissionais de saúde em frente ao HIV; e o cenário epidemiológico da infecção do HIV. O público-alvo do evento são profissionais e estudantes da área da saúde, e profissionais de áreas correlatas. A inscrição será realizada no modelo voluntário, em que o inscrito deve levar uma doação de 1 kg de alimento não perecível. Os interessados podem se inscrever através do formulário on-line. Com informações do N.Com.