Londrina envia comitiva para os Jogos da Integração do Idoso pela primeira vez
Foto: Vivian Honorato

A Prefeitura de Londrina, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal do Idoso (SMI), e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), vai enviar, pela primeira vez, uma comitiva para os Jogos da Integração do Idoso (JIIDO). O evento é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Esportes (SEES), e será realizado na cidade de Maringá. A abertura dos jogos acontecerá nesta terça-feira (18) e as competições se encerram na sexta-feira (21). Os Jogos da Integração do Idoso estão na 18ª edição e preveem a participação de 43 municípios do estado do Paraná. Serão mais de 800 idosos e 100 profissionais de educação física.

Esta etapa dos jogos é denominada “Feliz Idade” e é voltada para os atletas iniciantes, pois eles participarão de oficinas esportivas adaptadas, com o objetivo de apresentar e desenvolver o gosto pelo esporte. A comitiva de Londrina vai contar com a participação de 10 idosos, todos atendidos pelos serviços municipais de atividade física nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são os grupos E-multi, e dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs). Além dos idosos, a equipe também terá a participação de um profissional de educação física e uma enfermeira, que vão acompanhar e orientar os atletas durantes as atividades. Edcarlos Aparecido Vacário, educador físico da SMS e responsável por acompanhar o grupo durante os quatro dias de jogos, ressaltou que a prática de atividade física faz bem para o corpo e a mente dos idosos.

“O esporte é uma ferramenta de atividade física e de socialização dos idosos. Nós percebemos, desde o momento em que nós os convidamos para representar Londrina, a emoção deles em participar e viver essa experiência”, relatou em entrevista ao N.Com. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, falou sobre os benefícios das pessoas participarem destes eventos e desenvolverem uma rotina saudável. “Nós percebemos o entusiasmo dos idosos que vão participar dos jogos, o empenho no treino, e a alegria de viver essa nova experiência. É muito importante fomentar isso, tanto essa alegria, que faz bem para saúde mental, quanto a prática esportiva que traz muitos benefícios para a saúde das pessoas. E quando a competição acaba, os participantes permanecem animados para continuar participando dos grupos de atividade física das nossas unidades de saúde, mantendo uma rotina saudável”, destacou.

Os atletas de Londrina vão participar de todas as modalidades propostas nos jogos: vôlei de câmbio, vôlei de praia, vôlei no escuro, tênis de mesa, basquetebol relógio, handebol por zona, peteca, dominó, xadrez, dama, além das atividades recreativas como bingo, baile e outras ações. Com informações do N.Com.