Londrina realiza primeira reunião do Comitê Ampliado da Dengue e anuncia novo mutirão no Vista Bela
Secretaria de Saúde reforça ações de combate ao mosquito e pede apoio da população

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina promoveu a primeira reunião do Comitê Ampliado da Dengue de 2025, na manhã desta terça-feira (25), na sede da Associação Médica de Londrina (AML). O encontro reuniu representantes da saúde e da sociedade civil para discutir o atual cenário epidemiológico da doença e fortalecer ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. A secretária de Saúde interina, Rita Domansky, destacou a necessidade de união para enfrentar o avanço da dengue. “A reunião é essencial para apresentar o cenário atual e as ações que estão sendo feitas. Mais importante ainda é pedir a colaboração de todos para um trabalho integrado no combate à dengue”, enfatizou.
A diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Fabrin, ressaltou a importância da participação da sociedade no enfrentamento à doença. “O Comitê busca não apenas o apoio dos profissionais de saúde, mas também da sociedade civil. Essa parceria é fundamental para intensificar a mobilização”, disse. O gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, apresentou o cenário epidemiológico e as medidas já implementadas dentro do Plano de Combate à Dengue “Londrina sem dengue, sua ação salva vidas”.
Entre as estratégias estão:
Mutirões do Dia D contra a Dengue, com apoio da CMTU para ações de limpeza e recolhimento de entulhos.
Vacinação de crianças de 10 a 14 anos.
Uso de drones para monitorar imóveis fechados e possíveis focos do mosquito.
Cursos de atualização para equipes de saúde.
Na próxima sexta (28) e sábado (1º), a Secretaria Municipal de Saúde e a CMTU realizarão o quarto Dia D de Combate à Dengue, desta vez no bairro Vista Bela. A escolha da região se deu após a análise dos últimos 15 dias, que apontou crescimento no número de casos notificados. Os agentes de Endemias distribuirão sacos verdes e orientarão a população sobre o descarte correto de materiais e a CMTU fará o recolhimento de entulhos descartados pelos moradores. A Prefeitura reforça o pedido para que todos os moradores colaborem na eliminação de possíveis criadouros do mosquito, reduzindo os casos de dengue no município.