Londrina reforça combate à dengue com drones e novas tecnologias
Município amplia monitoramento de criadouros e mantém queda nos casos da doença

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina está reforçando o combate ao mosquito Aedes aegypti com o uso de novas tecnologias e estratégias inovadoras. Entre os destaques está a utilização de drones para vistoria aérea, que ajudam a identificar possíveis criadouros em locais de difícil acesso, como caixas d’água abertas e piscinas abandonadas.
A tecnologia, testada em 2025 em parceria com a Universidade Estadual de Londrina, ganhou força neste ano com a aquisição de equipamentos próprios. Os drones já têm contribuído para tornar as ações mais rápidas e precisas durante os mutirões realizados nos bairros.
Outra frente importante é o uso do chamado “Aspirador de Nasci”, equipamento que captura mosquitos adultos para análise laboratorial. O material coletado é estudado para identificar a presença de vírus como dengue, zika e chikungunya, em parceria com pesquisadores e universidades.
O município também mantém cerca de 1.500 ovitrampas espalhadas pela cidade, armadilhas que ajudam a monitorar e eliminar ovos do mosquito. Além disso, segue investindo em métodos como a bactéria Wolbachia, que impede a transmissão da doença, e na vacinação de crianças e adolescentes.
Apesar das inovações, a orientação continua a mesma: eliminar água parada ainda é a forma mais eficaz de prevenção. Segundo a prefeitura, as ações integradas têm contribuído para a redução de casos e, até o momento, não há registro de mortes pela doença em 2026.

