A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina divulgou o primeiro boletim epidemiológico de 2025 sobre a dengue. Até o momento, foram registradas 258 notificações, com 16 casos confirmados e 29 descartados, enquanto 213 seguem em análise. Não houve óbitos relacionados à doença. O distrito da Warta, na zona norte de Londrina, apresentou a maior incidência proporcional de notificações. Segundo o gerente de Vigilância Ambiental, Nino Ribas, equipes de Endemias intensificaram ações no local, como bloqueios de dengue, vistorias e aplicação de inseticidas, além de manter um servidor fixo para monitoramento contínuo.
Entre as medidas adotadas estão: visitas domiciliares, aplicação de inseticidas, ações educativas, visitas a pontos estratégicos, borrifação residual intradomiciliar (BRI) em unidades de saúde e soltura de mosquitos com a bactéria Wolbachia, que inibe a transmissão do vírus. Para sintomas de dengue, a SMS orienta que os moradores procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima. A chikungunya segue sob alerta, mas não houve notificações em 2025. No ano passado, Londrina registrou quatro casos, sendo dois importados.
Disque Dengue: A população pode denunciar focos do mosquito Aedes aegypti pelo número 0800-400-1893, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo site.