Londrina renova acordo de cooperação para atualização do MasterPlan 2040
Planejamento estratégico da cidade será revisado para se adaptar às novas demandas

O Município de Londrina, o Sebrae-PR e o Instituto de Desenvolvimento a Projetos de Londrina renovaram o Acordo de Cooperação para dar continuidade à implementação do MasterPlan Londrina 2040. O documento passará por uma revisão e atualização, levando em consideração a evolução da cidade e novas demandas. A assinatura do acordo ocorreu, na manhã desta terça-feira (11), o no gabinete do prefeito Tiago Amaral, onde também foi realizada a primeira plenária do MasterPlan de 2025.
O MasterPlan Londrina 2040 é um planejamento estratégico para a cidade até 2040, elaborado com a participação do setor público, iniciativa privada, universidades e sociedade civil. O documento estabelece os principais desafios do município e propõe estratégias e projetos para seu desenvolvimento.
📌 Principais pontos do acordo:
✔️ Revisão e atualização do MasterPlan para incluir novos projetos e adaptar estratégias já estabelecidas.
✔️ Fortalecimento da Governança Pública, coordenada pela Secretaria Municipal de Governo.
✔️ Organização e execução das ações propostas no planejamento.
O secretário municipal de Governo, Rodrigo Souza, destacou a importância do processo. “Mais de mil pessoas participaram da elaboração do MasterPlan, e agora precisamos garantir sua implementação e ajustes necessários para concretizar as estratégias propostas, analisou.
O presidente do Instituto de Desenvolvimento a Projetos para Londrina, Angelo Pamplona, reforçou que muitos projetos já foram realizados, mas outros precisam ser atualizados. “A cidade é dinâmica, e novos projetos poderão ser incluídos. O MasterPlan tem 79 projetos em diversas áreas, e nossa missão é garantir que aqueles ainda não executados sejam viabilizados.”
Para o gerente regional do Sebrae-PR, Rubens Negrão, explicou que, após três anos, alguns projetos já não condizem com a realidade atual. “Vamos contribuir para a institucionalização do MasterPlan, garantindo um corpo executivo que acompanhe e faça a gestão dos indicadores previstos.”
“O MasterPlan foi um esforço coletivo, entregue em 2021, e agora precisa ser avaliado para entender onde já avançamos e quais adaptações são necessárias”, o presidente do Fórum Desenvolve Londrina, Nicolás Mejía, ressaltou.