Londrina sediará Encontro de Transparência e Controle Social na terça-feira na UEL
Segundo o professor da UEL e atual agente de Transparência da instituição, Décio Sabbatini Barbosa, dos 219 inscritos, 26% dos participantes são de outras cidades paranaenses e de outros estados. Foto: O Perobal

Na terça-feira (26), a partir das 8h, a cidade de Londrina sediará o 1º Encontro de Transparência e Controle Social: Novas Perspectivas para uma Governança mais Participativa. O evento será realizado no auditório Cyro Grossi da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e deve contar com mais de 200 participantes de municípios paranaenses e de outros estados. O objetivo do encontro é promover o diálogo e a reflexão sobre a importância da transparência nas instituições públicas e o fortalecimento do controle social, abordando temas essenciais para o exercício da cidadania e a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Representantes da Prefeitura, UEL, Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Corregedoria-Geral do Estado do Paraná (CGE), entre outros, trocarão informações e experiências entre si e com a plateia para difundir, cada vez mais, o conceito da transparência e do controle social. O evento é promovido pela UEL e conta com apoio da Prefeitura de Londrina. Estarão presentes gestores de autarquias municipais, estaduais e federais que se envolvam com questões de transparência e controle social, como agentes de compliance, auditores, corregedores, agentes de transparência, ouvidores e controladores, além de estudantes de diferentes áreas que se interessam pelo assunto.

Segundo o professor da UEL e atual agente de Transparência da instituição, Décio Sabbatini Barbosa, dos 219 inscritos, 26% dos participantes são de outras cidades paranaenses e de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas. “Londrina atingiu, recentemente, o índice de 99,80% em transparência pública, conquistando o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), conferido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Desta forma, nossa cidade torna-se um modelo deste conceito e o evento promoverá, cada vez mais, Londrina para o estado do Paraná e para o Brasil”, ressaltou.

A controladora-geral do Município, Beatriz de Oliveira Teixeira, estará entre os palestrantes. Ela vai participar da mesa-redonda prevista para as 16h15, ao lado do coordenador de Transparência e Controle Social da Controladoria-Geral do Estado do Paraná, Matheus Gruber, e do mediador Décio Sabbatini Barbosa. O tema será “Implementação de Estratégias Concretas para a Disseminação da Cultura da Transparência e Controle Social”. “Esses temas são fundamentais para uma cidade que busca se desenvolver com responsabilidade e com a participação da sociedade. Na mesa-redonda, vamos discutir estratégias para disseminar a cultura da transparência e do controle social, compartilhando experiências e propostas práticas que podem aprimorar a relação entre governo e cidadãos”, enfatizou Teixeira.

Segundo ela, Londrina tem avançado significativamente na promoção da transparência e no fortalecimento do controle social. “A realização de um evento como este em Londrina reflete o compromisso da cidade em se posicionar como referência no fortalecimento da governança participativa. É também uma oportunidade para aprofundar o diálogo entre o poder público estadual e municipal e também com a sociedade, ampliando as possibilidades de inovação em políticas públicas que priorizem a ética, a integridade e a participação cidadã. A expectativa é que os debates inspirem ações concretas, possibilitando aos participantes não apenas agregar novas ideias, mas também compartilhar suas perspectivas e desafios. Esse diálogo conjunto permitirá a construção de soluções e o fortalecimento dos valores democráticos, sempre alinhados ao interesse público”, reforçou. Com informações do N.Com.

PROGRAMAÇÃO:

08:00h às 08:30h – Entrega das pastas e crachás

08:30h – 09:00h – Composição da mesa com falas e hino nacional

09:00h – 09:15h – Apresentação musical

09:15h – 10:00h – Palestra Magna – “Atuação da CGE como fomentadora da Transparência e da Participação Social”. Palestrante: Dra. Letícia Ferreira da Silva

10:00h – 10:15h – Aberto para perguntas

10:15h – 10:45h – Coffee Break

10:45h – 11:45h – 1ª Mesa-redonda – “Transparência e Ouvidoria no Estado do Paraná: Onde Estamos e Aonde Queremos Chegar”. Dr. Matheus Gruber, Dr. Yohhan Garcia e Profa. Dra.Mirelle Buzalaf (mediadora).

11:45h – 12:15h – Aberto para perguntas

12:30h – 14:30h – Almoço

14:30h – 15:00h – Momento UEL

15:00h – 15:45h – 2ª Mesa-Redonda – “A Importância do TCE-PR na Gestão dos Recursos Públicos”. Dr. Fábio Rosenfeld e Profa. Dra. Sílvia Tacla (mediadora).

15:45h – 16:00h – Perguntas

16:00h – 16:15h – Intervalo

16:15h – 17:00h – 3ª mesa-redonda – “Implementação de Estratégias Concretas para a Disseminação da Cultura da Transparência e Controle Social” Dr. Matheus Gruber; Dra. Beatriz de Oliveira Teixeira e Prof. Dr. Décio Sabbatini Barbosa (mediador).

17:00h – 17:15h – Perguntas

17:15h – 17:30h – Encerramento.