Foi com uma vitória emocionante contra o atleta mexicano, Raúl Castañeda Ruffo, que o kickboxer londrinense, Guilherme Belarmino, se tornou tricampeão pan-americano em Santiago, capital do Chile. Disputando na categoria Kick Light -84kg, Belarmino fez sua estreia no campeonato durante a fase semifinal, vencendo por pontos, e conquistou a chance de ir à final, quando se fez novamente triunfante, trazendo a medalha de ouro para casa. A competição reuniu atletas de 18 países e aconteceu na última semana, entre quarta-feira (30) e domingo (03).
O londrinense conta que, durante o combate final, logo no início recebeu um golpe muito forte que o desestabilizou e derrubou. Como consequência, o árbitro abriu a contagem para o knockdown. “Fui chutar ele no início da luta, mas ele pegou o tempo e acabou acertando com muita força. Fui à lona depois disso, com o árbitro abrindo contagem. Voltei, um pouco abalado, mas não mudei a estratégia, que era a de chutar quando ele me socava, e deu muito certo”, relatou o lutador.
Para Belarmino, a emoção da vitória foi em dobro. Isso porque o kickboxer buscava uma revanche contra o atleta mexicano desde a derrota nas oitavas de final do campeonato mundial, em 2023. “Foi um gosto muito bom, depois de 11 meses de preparação para essa competição. Graças a Deus e ao trabalho da minha equipe, conseguimos colocar em prática tudo o que treinamos. O resultado disso foi a conquista do tricampeonato no Pan-Americano”, celebrou. O atleta já havia sido campeão do torneio nas edições de 2014 e 2016, na Argentina e México, respectivamente.
Agora, com a euforia da vitória, o kickboxer está de olho no Campeonato Europeu, em que a maioria dos seus adversários de ranking competirão. Ele destaca que o ouro em Santiago conta pontos importantes para a classificação mundial, onde atualmente está em quarto lugar. “Hoje, sem contabilizar a pontuação do Pan, sou o quarto colocado. No momento, está acontecendo o Campeonato Europeu, e a nova atualização do ranking sai em novembro. O segundo lugar, que atualmente é o tcheco Anatoli Hunanyan, deve subir para a primeira posição. Já o atual líder, o romeno Marius Cocean, deve cair para segundo, pois não está participando desse campeonato. Aí eu consigo subir para o terceiro lugar”, explicou Belarmino.
Mirando no futuro, o kickboxer revela seus planos para o ano que vem. “O calendário de 2024 acabou no Pan-Americano. Já começamos o planejamento de 2025, visando o Campeonato Mundial, que será em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, no começo de novembro. No ano que vem, meu objetivo é subir para o segundo lugar, brigando pela ponta do ranking mundial”, declarou. Com informações do N.Com.